Novo Cadastro Positivo deve reduzir taxas de juros

Novo Cadastro Positivo deve reduzir taxas de juros

Entra em vigor a partir desta terça-feira (9) as novas regras do Cadastro Positivo. A lei Complementar 166/2019, sancionada pelo presidente da República, prevê a inclusão automática de todos os consumidores em um cadastro com o histórico de pagamento de dívidas. Conforme o Governo Federal, a proposta é que o consumidor consiga crédito com juros mais baixos.

Para o Sistema CrediSIS, a notícia vai ao encontro da premissa do cooperativismo de buscar melhores taxas no mercado. “Devido as cooperativas já praticarem taxas melhores aos associados, outras instituições financeiras são pressionadas a reverem os seus percentuais. Com as novas regras do cadastro positivo, o governo nos traz mais uma solução para aplicar taxas mais exclusivas”, explica o diretor do Sistema CrediSIS, Everaldo Oliveira, que emenda que “o propósito, além de taxas mais competitivas é oferecer crédito a clientes que não possuem históricos de operações bancárias, reduzindo a inadimplência”.

Segundo o Banco Central, cada consumidor terá uma nota (também chamada de score), definida de acordo com o pagamento de empréstimos, cartão de crédito e de serviços, como uma forma de reputação no mercado. Quanto mais alta for essa nota, melhor pagador ele será considerado.

O consumidor pode consultar a própria nota de crédito nos sites das empresas, como Serasa, Boa Vista e SPC, de forma gratuita.

CONCORRÊNCIA

“Hoje, muitas instituições não oferecem crédito a custo competitivo porque não conseguem conhecer o histórico de pagamentos dos clientes. Com o Cadastro, essa situação muda. Você separa o bom pagador do mau pagador. A concorrência na oferta de crédito vai aumentar”, ressalta João André Pereira, chefe do Departamento de Regulação do Sistema Financeiro, do Banco Central.

AUTOMÁTICO

O cadastro já existia. Foi criado em 2011 e entrou em vigor em 2013, mas, até então, o consumidor ou a empresa precisava autorizar a abertura do seu cadastro positivo nos órgãos de proteção ao crédito. A partir de agora, todos passam a fazer parte do cadastro de forma automática.

Fonte: CrediSIS
Publicada em 09 de July de 2019 às 11:51

 

Leia Também

Indústria cai 0,5% em maio e recua pelo segundo mês seguido

Pesquisa do IBGE aponta efeitos dos juros altos na perda de ritmo

Francesca Albanese apresentará relatório a Conselho da ONU

Dalai Lama contraria China e descarta escolha de sucessor por Pequim

China reiterou que tem de aprovar a reencarnação em ritual secular

Cursos gratuitos são oferecidos pela Escola do Legislativo durante a feira agropecuária de Buritis

A 8ª edição da Expobur será realizada entre os dias 2 e 6 de julho

Envie seu Comentário