
O nível do Rio Madeira baixou 10 centímetros em 24 horas e, pela primeira vez em 15 dias, saiu da cota de inundação na área urbana de Porto Velho, segundo a Defesa Civil. Às 8h de quinta-feira (14) o rio registrava 17,09 metros. Já por volta de 8h15 desta sexta-feira (15) a marca era de 16,99 metros.
Desde o dia 2 de março o rio subia na área urbana de Porto Velho, chegando perto dos 17,40 metros. Por várias vezes ele se manteve nos 17,35 metros.
A Defesa Civil acredita que o nível do rio vai oscilar nas próximas horas, entre a cota de transbordamento e a de alerta.
Cerca de 7 mil pessoas foram afetadas pela água do Madeira em Porto Velho , somando os moradores atingidos na área urbana, ribeirinhas e zona rural.
Em Porto Velho, segundo a Defesa Civil, há 185 famílias desabrigadas e 511 desalojadas. Os bairros Triângulo, São Sebastião e a antiga Vila Milagres tem o maior número de famílias atingidas.
Para agilizar o atendimento aos ribeirinhos da capital, o governo estadual disponibilizou o barco Deus é Amor, de responsabilidade da Seas, para levar cestas básicas e fardos de água mineral doadas pela prefeitura para a comunidade do distrito de Nazaré.
Fonte: Viarondonia
Publicada em 15 de March de 2019 às 11:15