Nível do Guaíba volta a subir e há pontos de alagamentos em Porto Alegre

Nível do Guaíba volta a subir e há pontos de alagamentos em Porto Alegre

O nível do lago Guaíba, em Porto Alegre, voltou a superar a cota de inundação (3,6 metros) na madrugada desta segunda-feira (3) junto à Usina do Gasômetro, na região central da capital do Rio Grande do Sul. Chegou a 3,85 metros às 6h15, aumento de 42 centímetros nas últimas seis horas.

Há pontos de alagamentos na cidade. Segundo a Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), entre os pontos alagados estão: avenidas Praia de Belas, Aureliano Figueiredo Pinto, Borges de Medeiros e Rótula das Cuias.

No sábado (1º), o nível ficou abaixo da cota de inundação pela primeira vez em um mês. Chegou a 3,57 metros às 6h30 de sábado e a 3,55 metros às 8h15.

O nível na região do Gasômetro se tornou, na última semana, a nova referência oficial para acompanhar a água do lago, antes aferida no cais Mauá (onde a cota de inundação era de 3 metros, e o de alerta, 2,55 metros). O novo parâmetro foi estabelecido pela ANA (Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico).

O número de mortos em decorrência das chuvas no Rio Grande do Sul chegou a 172 na manhã deste domingo (2), quando a Defesa Civil do estado confirmou mais um óbito. Outros dois foram registrados neste sábado (1º) após uma semana sem aumento de mortes.

Ainda há 42 desaparecidos , e mais de 617 mil pessoas continuam fora de suas casas -cerca de 13 mil a menos do que o registrado no início da semana passada.

Fonte: Notícias ao Minuto
Publicada em 03 de June de 2024 às 12:03

 

Leia Também

Estratégias de monitoramento do Governo de RO revelam presença de espécie rara em reserva estadual

As câmeras foram posicionadas por técnicos da Coordenadoria de Unidades de Conservação (CUC)

Justiça confirma a matrícula de lote de 100 hectares em  área objeto de  reintegração de posse  na margem do Rio Madeira, em Porto Velho

Decisão judicial confirma propriedade contestada e encerra décadas de disputas com alegações de fraude documental e erro registral.

Lula lamenta Eletrobras privada e cobra Vale para reparar tragédias

A Eletrobras foi privatizada em 2022 pelo governo de Jair Bolsonaro

Musk defende uso de IA na criatividade e deixa recado para marcas que baniram publicidade no X

Musk enfatizou que as companhias que serão fortes no futuro serão justamente as que melhor se adaptarem a essa nova realidade

Envie seu Comentário