O Programa Saúde na Escola-PSE visa contribuir para o fortalecimento de ações que integram as áreas de Saúde e Educação no enfrentamento de vulnerabilidades; ampliar as ações de saúde para estudantes da rede pública de educação básica e apoiar o processo formativo dos profissionais de saúde e educação de forma permanente e continuada.
Em Rolim de Moura o programa é coordenadora pela pedagoga e representante da secretaria municipal de saúde, Karenyne Morgana Vieira Braga Nóbrega, que destacou que desde o ano passado as atividades ocorrem nas escolas, através das Unidades Básicas de Saúde. Ela informou que dependendo das ações busca-se parcerias com as faculdades FSP e FAROL. “ Este mês estamos realizando a Ação Acuidade Visual e Combate à Dengue na Escola Municipal Balão Mágico”. Na Escola Municipal Pequeno Príncipe, em Nova Estrela, foi realizada a antropometria, palestras sobre alimentação saudável e realizamos atividades físicas.
Embora as secretarias de Saúde e Educação tenham assinado o termo somente pactuando as escolas Pequeno Príncipe e Balão Mágico, o município de Rolim de Moura está atendendo todas as escolas públicas do município.
Além das atividades do programa Saúde na Escola, a coordenadora ainda desenvolve nas segundas e terças no Centro de Atenção Psicossocial- CAPS, responsável pelas oficinas terapêuticas, e de quarta-feira a sexta-feira na secretaria de saúde. No entanto, atendo as questões do PSE em todos os dias da semana, dada a demanda das atividades e necessidades apresentadas. O município assinou o termo de compromisso no ano passado e está desenvolvendo as atividades para cumprir a meta junto ao Ministério da Educação e Ministério da Saúde.
A participação do município no PSE ocorre mediante adesão ao ciclo bienal, no qual serão desenvolvidas 12 ações essenciais e outras de interesse do município, pertinentes às questões locais que envolvam o público do Programa.
Fonte: Secom
Publicada em 19 de November de 2018 às 15:50