Nos dias 10 e 11 de abril, o Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) sediou a capacitação sobre "Inteligência Artificial Generativa: limites e possibilidades", organizada pelo Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) através da Comissão de Planejamento Estratégico (CPE). O evento, que faz parte da iniciativa MP Digital, teve como objetivo explorar as potencialidades da IA na melhoria da produtividade e eficiência das atividades do Ministério Público.
O Promotor de Justiça Felipe Magno Silva Fonseca, membro do Comitê Gestor de Sistemas (CGSIS), representou o MPRO no evento e destacou a importância da iniciativa: "A adoção de tecnologias de inteligência artificial é fundamental para que o Ministério Público se mantenha ágil e eficiente diante dos desafios do mundo contemporâneo. Este treinamento não só capacita nossos membros e servidores, como também abre novas possibilidades para uma atuação mais estratégica e integrada".
Durante o evento, foram discutidos temas como alfabetização digital, a ética no uso da IA e casos práticos de aplicação da tecnologia no ambiente jurídico. O encontro contou com a presença de aproximadamente 60 participantes, entre membros de diferentes áreas e servidores com formação jurídica, de todo o Brasil.
Esta capacitação está alinhada aos objetivos do MP Digital de estimular a cultura digital e a inovação no âmbito do Ministério Público nacional, preparando o terreno para o 2º Congresso de Inovação e Tecnologia do Ministério Público e para a VIII Mostra de Soluções de Inovação e Tecnologia.
Fonte: MP/RO
Publicada em 12 de April de 2024 às 09:15