Prefeitura de Porto Velho lança projeto Juventude Sustentável

Prefeitura de Porto Velho lança projeto Juventude Sustentável

A Prefeitura de Porto Velho, via Departamento de Políticas Públicas para a Juventude (DPPJ), da Secretaria Municipal de Assistência Social e da Família (Semasf), lança o projeto “Juventude Sustentável”. Evento será na próxima terça-feira (29), às 14h, na praça do residencial Morar Melhor, no bairro do Aeroclube, zona Sul da capital.

Márcio Coimbra Filho, diretor do DPPJ, explica o objetivo do projeto. “Como Departamento de Juventude, um de nossos objetivos é a inclusão social de adolescentes e jovens na sociedade. Com isto, estamos desenvolvendo o programa Juventude Sustentável, para oportunizar alunos devidamente ativos em escolas de nível fundamental e médio, a realizar o plantio de mudas em locais preestabelecidos, incentivando-os a cuidar e preservar o nosso meio ambiente, trabalhar em grupo, e formar o caráter de um bom cidadão para a nossa cidade”.

As mudas serão plantadas em espaços públicos
As mudas serão plantadas em espaços públicos

O plantio das mudas será realizado em espaço público, devidamente autorizado pelo Município, como praças, parques e avenidas arborizadas. O DPPJ ficará responsável por toda logística, incluindo transporte de ida e retorno, água e lanche para os adolescentes/jovens que estiverem participando do projeto durante o período de aula.

A proposta dessa primeira edição, é envolver cerca de 60 alunos do ensino médio em atividades práticas, como o plantio de mudas em áreas previamente definidas

PARCERIAS

O projeto conta com a parceria especial da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio, Turismo e Trabalho (Semdestur). Também são parceiras do projeto Juventude Sustentável a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Ambiental (Sedam), a Empresa de Desenvolvimento Urbano (Emdur) e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Sema).

O encerramento da atividade será no Parque da Cidade, às 17hO encerramento da atividade será no Parque da Cidade, às 17h

“No encerramento do projeto, no Parque da Cidade, às 17h, teremos uma pequena palestra sobre a importância dos cuidados necessários para o nosso meio ambiente. Temos como objetivo conscientizar nossos jovens de que o meio ambiente precisa de cuidados e que mesmo com as pequenas ações podemos gerar impactos significativos de maneira positiva e essa é a importância desse projeto a conscientização daqueles que são o futuro da nossa nação, nossas crianças e nossos jovens”, disse o diretor do DPPJ.

Ainda de acordo com o diretor, a praça do residencial possui grande circulação de pessoas e está em processo de revitalização pela Prefeitura. “A praça do Morar Melhor é bastante frequentada, tanto por moradores quanto por visitantes, para torná-la mais humana e sustentável, decidimos iniciar o projeto ali. A Prefeitura iniciou em 2025 uma série de melhorias no local”, acrescentou Márcio Coimbra.

A expectativa é de que a ação se repita em outras regiões da cidade ao longo do ano, ampliando o alcance e o impacto dessa iniciativa transformadora, tendo alvo principalmente alunos do ensino fundamental e médio.

Fonte: Secom - Porto Velho
Publicada em 24 de April de 2025 às 16:25

 

Envie seu Comentário