Moscovo recusa-se a destruir mísseis colocados na Europa, diz Stoltenberg

Moscovo recusa-se a destruir mísseis colocados na Europa, diz Stoltenberg

Não vimos qualquer indicação de vontade por parte da Rússia de agir no cumprimento do Tratado sobre as armas nucleares de alcance intermédio (INF) e destruir estes mísseis até 2 de agosto", disse Stoltenberg.

"Temos que nos preparar para um mundo sem tratado INF, que será menos estável para todos nós", acrescentou.

Moscovo, esclareceu também o secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (NATO, na sigla em inglês), "também se mostrou preocupada com a aplicação do tratado", acrescentando que "todos os participantes expressaram um forte compromisso num controlo efetivo de armamento, com o desarmamento e a não-proliferação".

A questão do conflito na Ucrânia foi igualmente debatida na reunião do conselho NATO-Rússia, com os aliados a registarem a "fala de progressos nos Acordos de Minsk" e a reiterarem o pedido de libertação de navios e tripulações ucranianos detidos pela Rússia desde novembro.

Os EUA iniciaram em fevereiro o processo de retirada do INF - após o que a Rússia decidiu suspender a sua participação no mesmo - tendo estipulado um prazo de seis meses (até 02 de agosto próximo) para Moscovo destruir os mísseis SSC-8 que consideram ser de médio alcance e poder atingir a Europa.

Se a Rússia não cumprir, o INF caduca.

O Tratado sobre Forças Nucleares de Alcance Intermédio foi assinado em dezembro de 1987 pelo Presidente Ronald Reagan e o líder da ex-União Soviética Mikhail Gorbachev e proibiu ambos os países de possuir e testar mísseis balísticos de médio alcance (de 500 quilómetros a 5,5 mil quilómetros).

Fonte: assessoria
Publicada em 05 de July de 2019 às 09:50

 

Leia Também

Indústria cai 0,5% em maio e recua pelo segundo mês seguido

Pesquisa do IBGE aponta efeitos dos juros altos na perda de ritmo

Francesca Albanese apresentará relatório a Conselho da ONU

Dalai Lama contraria China e descarta escolha de sucessor por Pequim

China reiterou que tem de aprovar a reencarnação em ritual secular

Cursos gratuitos são oferecidos pela Escola do Legislativo durante a feira agropecuária de Buritis

A 8ª edição da Expobur será realizada entre os dias 2 e 6 de julho

Envie seu Comentário