Modernização da produção de leite e eficiência reprodutiva são destacadas em curso de diagnóstico por imagem

Modernização da produção de leite e eficiência reprodutiva são destacadas em curso de diagnóstico por imagem

Com o intuito de oferecer aos produtores de leite mais condições para modernização da produção leiteira, melhorando a eficiência reprodutiva e, consequentemente, a produção e renda das famílias rurais, o Governo de Rondônia capacitou médicos veterinários da Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO), entre os dias 24 e 25 de abril. Um curso de diagnóstico por imagem, através de ultrassonografia foi apresentado, durante a capacitação que foi realizada em Porto Velho, na sede da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa Rondônia).

O curso, voltado aos profissionais da Extensão Rural que prestam assistência técnica aos agricultores familiares e produtores de leite, foi ministrado pelo pesquisador Luiz Francisco Machado Paiva, de forma prática, para facilitar o desenvolvimento de habilidades, e tirar o máximo de dúvidas dos profissionais extensionistas, que estarão atuando diretamente nas propriedades rurais, com o Projeto Rufião Móvel, desenvolvido pela Emater-RO. O projeto dispõe de veículos equipados com aparelhos de ultrassonografia, para atender as propriedades produtoras de leite com exames diagnóstico do estágio da prenhez (gestação), e possíveis problemas do sistema reprodutivo que possam diminuir a eficiência reprodutiva das vacas.

A capacitação dos profissionais atende às ações do Governo de Rondônia que visam impulsionar o setor. “O Governo do Estado tem atuado para garantir mais condições para a modernização da produção leiteira. Mantemos um controle rigoroso de qualidade na cadeia produtiva para que o Estado possa evoluir cada dia mais”, enfatiza do governador Marcos Rocha.

Veículos equipados com aparelhos de ultrassonografia atenderão propriedades produtoras de leite

De acordo com o diretor-presidente da Emater-RO, Luciano Brandão, os resultados alcançados no âmbito do Projeto Rufião Móvel, irão auxiliar diretamente, outro projeto da pecuária leiteira desenvolvido pela Autarquia, o Consultec, o qual orienta os produtores em práticas de manejo do rebanho leiteiro, enfatizando nutrição e gestão, itens fundamentais na produção de leite, que somados à eficiência reprodutiva, aumentarão a produção por vaca/ano, podendo mais que dobrar a capacidade produtiva da cadeia leiteira em Rondônia.

Conforme os técnicos especialistas em bovinocultura leiteira, o intervalo médio entre partos das vacas leiteiras em Rondônia, atualmente, ultrapassa 18 meses, quando o desejado é que este tempo fique abaixo de 14 meses. Com a realização dos exames de ultrassonografia regularmente nas matrizes, os problemas considerados crônicos na bovinocultura de leite, como o baixo número de crias por vaca, poderão ser corrigidos.

Fonte: Secom - Rondônia
Publicada em 26 de April de 2024 às 17:04

 

Leia Também

Seduc abre vagas em novo processo seletivo do ”Programa Amigo Voluntário do Educando”

Seduc abre vagas em novo processo seletivo do ”Programa Amigo Voluntário do Educando”

ELERO e Alto Paraíso firmam parceria para levar cursos profissionalizantes ao município

Diretora Pedagógica da Escola do Legislativo recebe vereadora Elissandra Queiroz para alinhar cronograma de capacitações com apoio do deputado Luis do Hospital

Receita abre consulta a lote da malha fina do Imposto de Renda

Cerca de 279,5 mil contribuintes receberão R$ 339,63 milhões

Busca por minerais da transição energética acelera crise climática

Conclusão está em estudo divulgado pelo Observatório da Mineração

Envie seu Comentário