Ministério Público realiza audiência com pais sobre evasão escolar na Comarca de São Miguel do Guaporé

Ministério Público realiza audiência com pais sobre evasão escolar na Comarca de São Miguel do Guaporé

O Ministério Público do Estado de Rondônia, por meio da Promotoria de Justiça de São Miguel do Guaporé, realizou na segunda-feira, no auditório do Tribunal do Júri da Comarca, uma audiência pública com pais e responsáveis por alunos visando o combate à evasão escolar nos municípios de São Miguel do Guaporé e Seringueiras.

A audiência integra um conjunto de medidas articuladas pela Promotoria de Justiça de combate à evasão escolar e contou com palestras proferidas pelo Promotor de Justiça Titular da Comarca, Felipe Magno Silva Fonsêca; pela Defensora Pública do Estado Marina Dantas Pereira; pela Psicóloga Jéssica Souza dos Santos, representante da Secretaria Municipal de Educação de São Miguel do Guaporé; pelo Secretário Municipal de Educação de Seringueiras, Cristiano Santos Tamandaré, pela Psicóloga Thaysa de Oliveira Santini e pela Assistente Social Jucerlânia da Silva Reinaldo Ribeiro, ambas pertencentes ao Núcleo Psicossocial do Poder Judiciário (NUPS).

O evento destinou-se a pais, responsáveis legais e estudantes cuja infrequência escolar foi comunicada à Promotoria de Justiça nos últimos meses do ano de 2019. Foram abordados temas voltados para a conscientização quanto à necessidade de permanência na escola e as vantagens proporcionadas pela educação nas vidas dos jovens.

As psicólogas e a assistente social ressaltaram o papel relevante da família na formação dos indivíduos, abordando, especialmente, as principais barreiras que se põem com frequência para a continuidade dos estudos, com a indicação de técnicas e estratégias de enfrentamento. As Secretarias de Educação esclareceram acerca da necessidade de uma maior aproximação entre os pais e as direções escolares, pontuando os papéis que competem a cada um dos atores envolvidos no processo educacional.

Os pais e responsáveis legais também expuseram suas principais preocupações quanto a pontos específicos que vêm se revelando como barreiras à manutenção dos seus filhos na escola. Após serem advertidos quanto às implicações legais para o caso de abandono intelectual de crianças e adolescentes, os genitores e responsáveis legais foram informados de que as medidas de combate à evasão escolar seguirão sendo adotadas no âmbito do Ministério Público, de forma individualizada para cada comunicação de infrequência, com o apoio dos demais órgãos integrantes da rede de proteção às crianças e adolescentes (Conselhos Tutelares, CRAS, CREAS, Secretarias de Educação e Saúde, etc).

Fonte: ASCOM-MPRO
Publicada em 13 de December de 2019 às 10:10

 

Leia Também

Indústria cai 0,5% em maio e recua pelo segundo mês seguido

Pesquisa do IBGE aponta efeitos dos juros altos na perda de ritmo

Francesca Albanese apresentará relatório a Conselho da ONU

Dalai Lama contraria China e descarta escolha de sucessor por Pequim

China reiterou que tem de aprovar a reencarnação em ritual secular

Cursos gratuitos são oferecidos pela Escola do Legislativo durante a feira agropecuária de Buritis

A 8ª edição da Expobur será realizada entre os dias 2 e 6 de julho

Envie seu Comentário