Ministério atualiza lista do trabalho escravo em Rondônia

Ministério atualiza lista do trabalho escravo em Rondônia

O Ministério do Trabalho e Emprego atualizou, no dia 4 de janeiro de 2019, o Cadastro de Empregadores, mais conhecido como lista suja do trabalho escravo. Em Rondônia, 10 municípios figuram na lista que, em nível nacional, que conta com 204 nomes, espalhadas nas regiões o Cone Sul, Vale do Madeira, e Vale do Jamari. 


Os municípios onde ainda há a constatação de trabalhadores submetidos a condições análogas à de escravo são: Porto Velho, Ariquemes, Ji-Paraná, Guajará-Mirim, Cujubim, Corumbiara, Cerejeiras, Cacaulândia,  e Chupinguaia. Segundo os dados do Ministério do Trabalho, os municípios com maior prevalência de resgates de trabalhadores são Pimenteiras e Chupinguaia, na região Cone Sul do Estado. 


Porto Velho aparece em primeiro nos outros três quesitos: naturalidade de trabalhadores egressos (locais onde há trabalhadores com vulnerabilidade socioeconômica facilita o aliciamento dessas pessoas por exploradores)  219 trabalhadores, egressos residentes (100), egressos (65) e com maior número de fiscalizações realizadas (21 operações). 


A relação traz os nomes dos empregadores flagrados submetendo trabalhadores a condições análogas às de escravo. A publicação da lista suja é de responsabilidade da Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT), do Ministério da Economia.


A publicação da lista suja do trabalho escravo está prevista na Portaria Interministerial nº 4 de 11 de maio de 2016, do governo federal.

Fonte: Via Rondônia
Publicada em 18 de January de 2019 às 14:32

 

Leia Também

Educação ambiental e plantio de mudas reforçam conscientização ao meio ambiente no Dia da Árvore

A iniciativa reforça a necessidade de promover a conscientização sobre a preservação do meio ambiente

Empresário de Ji-Paraná faz parte da comitiva de Bolsonaro Caixa de entrada

Bruno Scheid é pecuarista e acompanha o ex-presidente em seus compromissos pelo Brasil

TRE-RO garante transporte e apoio a eleitores em Porto Velho

O Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO) oferece transporte para pessoas com deficiência no dia da eleição em Porto Velho.

Programa Cooperação na Ponta do Lápis leva educação financeira  para mais de 100 crianças em Candeias do Jamari

Com uma iniciativa lúdica, o programa visa desenvolver consciência financeira desde cedo no ambiente escolar e familiar

Envie seu Comentário