
O Ministério do Trabalho e Emprego atualizou, no dia 4 de janeiro de 2019, o Cadastro de Empregadores, mais conhecido como lista suja do trabalho escravo. Em Rondônia, 10 municípios figuram na lista que, em nível nacional, que conta com 204 nomes, espalhadas nas regiões o Cone Sul, Vale do Madeira, e Vale do Jamari.
Os municípios onde ainda há a constatação de trabalhadores submetidos a condições análogas à de escravo são: Porto Velho, Ariquemes, Ji-Paraná, Guajará-Mirim, Cujubim, Corumbiara, Cerejeiras, Cacaulândia, e Chupinguaia. Segundo os dados do Ministério do Trabalho, os municípios com maior prevalência de resgates de trabalhadores são Pimenteiras e Chupinguaia, na região Cone Sul do Estado.
Porto Velho aparece em primeiro nos outros três quesitos: naturalidade de trabalhadores egressos (locais onde há trabalhadores com vulnerabilidade socioeconômica facilita o aliciamento dessas pessoas por exploradores) 219 trabalhadores, egressos residentes (100), egressos (65) e com maior número de fiscalizações realizadas (21 operações).
A relação traz os nomes dos empregadores flagrados submetendo trabalhadores a condições análogas às de escravo. A publicação da lista suja é de responsabilidade da Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT), do Ministério da Economia.
A publicação da lista suja do trabalho escravo está prevista na Portaria Interministerial nº 4 de 11 de maio de 2016, do governo federal.
Fonte: Via Rondônia
Publicada em 18 de January de 2019 às 14:32