Maurão de Carvalho assume compromissos com comunidades indígenas em Guajará-Mirim

Maurão de Carvalho assume compromissos com comunidades indígenas em Guajará-Mirim

Durante visitas às aldeias Sagarana e Ricardo Franco, em Guajará-Mirim, no último domingo, o candidato a governador Maurão de Carvalho, da coligação “Rondônia, unidos somos fortes”, recebeu as demandas e assumiu compromissos com àquelas comunidades. Ele esteve ainda no distrito de Surpresa, às margens do rio Guaporé.

Guajará-Mirim tem a maior comunidade indígena de Rondônia. Entre os pedidos, a ampliação da mediação tecnológica nas escolas das comunidades, para que o ensino passe a ser integral, melhorias nos acessos, perfuração de mais poços artesianos e, principalmente, apoio para o aumento da produção agropecuária.

“Foi um encontro muito produtivo. A comunidade nos acolheu com muito carinho e atenção. Eles nos apresentaram suas demandas e assumi o compromisso de atendê-las, dentro das possibilidades do Estado. O destaque foram os pedidos para mais educação e mais apoio para a agropecuária se desenvolver”, destacou Maurão.

As lideranças das aldeias solicitaram apoio técnico e implementos para que possam aumentar a produção agropecuária, com destaque para gado de leite e de corte, plantio de banana, mandioca e inhame. “Essa é uma ação que podemos fazer, com o investimento que pretendemos fazer na Emater, para que ela possa estar ainda mais ao lado do produtor rural”, completou Maurão.

Os pais solicitaram ainda que o Governo garanta mais vagas para seus filhos no Instituto Abautará, que trabalha com a formação tecnológica voltada ao campo. Hoje, cada aldeia conta com 10 alunos estudando no Abaitará. O pedido é que esse número seja, pelo menos, dobrado, para que mais indígenas possam se capacitar e trazer conhecimento, para que a produção aumente.

Na região de Surpresa, inclusive, há uma expectativa para a nova atualização da lei do Zoneamento Socioeconômico e Ecológico, que beneficiaria a região do distrito, para que a área de abrangência da localidade possa ser modificada, saindo da subzona 2.2 para a subzona 1.3.

Fonte: Assessoria
Publicada em 18 de September de 2018 às 11:21

 

Leia Também

Vereador Everaldo Fogaça comemora retomada de obras de asfaltamento na Zona Leste de Porto Velho

"É fundamental unirmos forças entre os poderes para que obras como essa saiam do papel e beneficiem diretamente nossos moradores,"

Deputado Alex Redano destina R$ 300 mil em emendas para aquisição de Implanon em três municípios

Municípios de Cabixi, Monte Negro e São Francisco foram contemplados com aquisição de método contraceptivo de longa duração

Emenda de R$ 430 mil destinada pela Dra. Taíssa  fortalece a produção de cacau em Buritis

Com esta emenda, a associação terá condições de expandir sua atuação, atendendo não apenas os produtores de Buritis, mas também das comunidades no entorno, fomentando o desenvolvimento sustentável e contribuindo para o fortalecimento da economia rural em Rondônia

Assembleia Legislativa realiza inédito “Natal de Portas Abertas” com atrações culturais e projeção em 3D

Iniciativa visa aproximar a população do Poder Legislativo

Envie seu Comentário