Marcos Rocha quer erradicar o analfabetismo em Rondônia ao lançar Programa de Alfabetização

Marcos Rocha quer erradicar o analfabetismo em Rondônia ao lançar Programa de Alfabetização

A gestão Marcos Rocha (UB) quer acabar ou diminuir as taxas de analfabetismo em Rondônia. Uma das ações para colocar em prática tal desejo é instituir o Programa de Alfabetização do Estado de Rondônia (PROALFA), conforme decreto publicado na edição desta segunda-feira (22) do Diário Oficial do Estado (DIOF).

De acordo com o dispositivo, o Estado em comunhão com as prefeituras “prestará cooperação técnica e financeira aos municípios”. “O PROALFA Rondônia abrange estratégias para melhorar os níveis de aprendizagem e dos resultados de alfabetização aos municípios que aderirem ao Programa”, acrescenta um dos artigos da Lei.

São público-alvo do programa os estudantes das redes pública estadual e municipal do 1° ao 2° ano do Ensino Fundamental; e do 3° ao 5° ano ainda não alfabetizados de forma plena.

Entre os objetivos do PROALFA, o governo quer  garantir a alfabetização de todos os estudantes até o final do 2° ano do Ensino Fundamental; fortalecer a alfabetização dos estudantes do 3°, 4° e 5° ano; elevar os índices de alfabetização, letramento e matemática em todas as etapas da Educação Básica; elevar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB no âmbito das escolas pertencentes às redes públicas estadual e municipal do Estado, por meio da elevação do nível de aprendizado dos estudantes.

Marcos Rocha quer erradicar o analfabetismo em Rondônia ao lançar Programa de Alfabetização - News Rondônia

“Os recursos necessários para a implementação do PROALFA Rondônia serão alocados nas Leis Orçamentárias, de forma a garantir a continuidade e o êxito do programa, com a possibilidade de complementação por meio de recursos federais”, diz outro artigo.

Nas redes sociais, o governador lançou um vídeo explicando como vai funcionar o sistema. “Nesse programa queremos fortalecer a infraestrutura física e psicológica, formação de professores e o reconhecimento de boas práticas. Quase R$ 115 milhões de reais, serão investidos no PROALFA. Com um principal objetivo: melhorar os índices de alfabetização do Estado.  Vamos juntos mudar a história de inúmeros rondonienses. A mudança começa na educação!”, comentou.

Fonte: News Rondônia
Publicada em 26 de January de 2024 às 17:06

 

Leia Também

Marcos Rogério lidera intenções de voto para o Governo de Rondônia

Pesquisa divulgada hoje pelo Instituto Survey Vision mostra como estão as intenções de voto para os possíveis pré-candidatos ao Governo

“Meu Voto, Meu Poder” nas escolas: Justiça Eleitoral presta atendimento em escolas públicas da capital

Atendimento gratuito nas escolas João Bento e Eduardo Lima e Silva para alistamento eleitoral de jovens a partir de 15 anos.

Vereador Adalto de Bandeirantes visita SEMED para discutir transporte Escolar na Zona Rural da Capital

Encontro abordou a necessidade de manutenção e ampliação da frota de ônibus escolares para garantir acesso à educação nas comunidades afastadas de Porto Velho

Cirone Deiró apoia comemoração dos 37 anos de São Miguel do Guaporé

Deputado assegurou, esse ano, R$ 100 mil para a realização da festa de aniversário do município

Envie seu Comentário