Juiz Álvaro Kálix Ferro toma posse como membro titular no TRE-RO

Juiz Álvaro Kálix Ferro toma posse como membro titular no TRE-RO

Na tarde de ontem (12), o juiz de direito Álvaro Kálix Ferro tomou posse como membro titular do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia. A solenidade ocorreu no Plenário da Corte Eleitoral rondoniense, em Porto Velho, às 16h.

Os tribunais regionais eleitorais empossam novos juízes membros a cada dois anos, os quais exercem a função jurisdicional no biênio, por força de disposição da Constituição Federal de 1988 (CF/88, art. 121, §2º).

Em ato solene na sessão plenária da Corte, o novo juiz membro do TRE-RO assinou o termo de posse e prestou compromisso perante o presidente do Regional, desembargador Sansão Saldanha, e demais juízes do colegiado eleitoral rondoniense.

No momento em que foi dada a palavra ao juiz empossado frisou a emoção “ do privilégio de ser designado até a Ponta do Abunã para realizar o acompanhamento do Plebiscito em fevereiro de 2010. Os eleitores do Município de Porto Velho foram às urnas para decidir sobre a emancipação dos Distritos da Ponta do Abunã: Extrema, Nova Califórnia, Vista Alegre do Abunã e Fortaleza do Abunã, que poderiam formar o Município de Extrema de Rondônia”.

Dando continuidade ao seu discurso de posse, Álvaro Kálix ainda destacou que: “Aquele era o resultado dos sonhos daquela gente em ver Extrema emancipada a município. Observei estampado nos seus semblantes esse desejo e vi também a alegria que redundou num imenso foguetório que se seguiu ao resultado. Foi contagiante”.

O presidente do Tribunal, após empossar o novo membro, parabenizou o juiz Álvaro Kálix e desejou sucesso em sua jornada na Justiça Eleitoral em Rondônia.   

O juiz de direito Álvaro Kálix Ferro foi indicado pelo Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia (TJ/RO) e exercerá o cargo de membro titular do TRE-RO durante o biênio de 2019 a 2021.

Trajetória de vida

Álvaro Kalix Ferro é natural de Cuiabá, nascido em 16 de fevereiro de 1968. Graduou-se como Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá-MT, no ano de 1989.

Histórico Profissional

Ingressou na carreira da magistratura, no Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, em 1º de setembro de 1992;

O magistrado foi juiz auxiliar da Corregedoria do Tribunal de Justiça de Rondônia entre 2010 e 2012;

Atuou como juiz auxiliar da Presidência do Conselho Nacional de Justiça entre 2012 e 2013;

Exerceu o papel de juiz auxiliar da Presidência do Tribunal de Justiça de Rondônia entre 2016 e 2017;

Atuou como juiz das zonas eleitorais em Guajará-Mirim, Cerejeiras, Ji-Paraná e Porto Velho;

Fundador e presidente do Fórum Nacional de Juízes de Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher - Fonavid e membro do Movimento Permanente de Combate à Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, Conselho Nacional de Justiça (2014);

Faz parte do Grupo de Trabalho para elaboração da Política Nacional de Enfrentamento à Violência contra a Mulher (Portaria nº 15/2017), Conselho Nacional de Justiça (2017).

Pós-Graduação, Mestrado e Doutorado

Especialista em Direito Civil —  Faculdade de Direito do Vale do Rio Doce (MG)

M.B.A em Gestão do Poder Judiciário - Escola de Direito da Fundação Getúlio Vargas (FGV/Rio)

Mestrando em Direitos Humanos e Desenvolvimento da Justiça - Universidade Federal de Rondônia-UNIR (2017); e

Doutorando em Direito pela UNIVALI/Católica de Porto Velho, em 2019.

Fonte: Assessoria 
Publicada em 13 de February de 2019 às 15:46

 

Leia Também

Cremero e Rádio Rondônia FM 93,3 promovem 1º Debate com candidatos a prefeitura de Porto Velho

O Conselho Regional de Medicina do Estado de Rondônia (Cremero) em parceria com a Rádio Rondônia FM 93,3 promove no próximo dia 26 de setembro o 1º Debate Eleições 2024 com os candidatos à prefeitura de Porto Velho.

Deputada Cristiane Lopes Fortalece Relações Institucionais em Visita ao 5º Batalhão de Engenharia de Construção A parlamentar destacou a relevância desse tipo

A parlamentar destacou a relevância desse tipo de agenda para a promoção de um melhor entendimento do papel das Forças Armadas, especialmente no que diz respeito ao desenvolvimento social e econômico do país

Ieda Chaves propõe estudo para a criação de Escola Família Agrícola em Porto Velho

Nas EFAs, os alunos intercalam um período de convivência na sala de aula com outro no campo.

Delegado Camargo acompanha recuperação de rodovia entre Alto Paraíso e Triunfo e insiste na pavimentação asfáltica

Patrolamento e encascalhamento é resultado de indicação feita ao governo do estado como forma paliativa, mas Camargo destaca a importância do asfaltamento dos 70 quilômetros da rodovia.

Envie seu Comentário