Ji-Paraná aplica mais 2,8 mil testes rápidos para coronavírus em quatro pontos estratégicos

Ji-Paraná aplica mais 2,8 mil testes rápidos para coronavírus em quatro pontos estratégicos

A segunda etapa da ação Mapeia Rondônia, do governo do Estado, segue até terça-feira (23) testando mais 2,8 mil pessoas que apresentem quadro clínico dos sintomas do coronavírus. A testagem ocorre em quatro pontos estratégicos de Ji-Paraná. Convocada e coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde, as pessoas que estão sendo testadas precisam, necessariamente, ter os sintomas da doença dentro dos últimos sete a dez dias.

Alguns dos sintomas são: tosse seca, dor de garganta, falta de ar, febre alta, mal-estar, diarreia, cansaço e perda de olfato e de paladar. Os exames estão sendo realizados nas Unidades Básicas de Saúde KM-5 e Dom Bosco, no 1º Distrito; e, Nova Brasília e BNH, no 2º Distrito, em pessoas sintomáticas a partir de 12 anos de idade.

“O esquema de atendimento ocorre mediante apresentação de senha evitando aglomeração. A ação também respeita as diretrizes sanitárias de higienização e distanciamento social”, explicou o secretário de saúde local, enfermeiro Rafael Papa, esclarecendo que treinou 22 profissionais da enfermagem para a realização da testagem.

Nesta segunda testagem em massa da população sintomática, Ji-Paraná totaliza 5501 exames rápidos disponibilizados gratuitamente pelo governo estadual. Na primeira fase dos testes, encerrada dia 9 deste mês, 25 pessoas foram testadas positivas com a doença em Ji-Paraná.

“Estamos acompanhando de perto a realização dos exames e asseguramos que o serviço está sendo aplicado conforme determina a ação Mapeia Rondônia”, disse o responsável pela 1ª Gerência Regional de Saúde (1ª GRS) local, Ivo da Silva.

Dirigida pela Secretaria de Estado de Saúde (Sesau), a ação Mapeia Rondônia pretende ampliar a capacidade de diagnóstico da doença nos 52 municípios com a realização de 100 mil testes.

Para a região Central do estado, que envolve 15 municípios ligados a 1ª GRS, o governo disponibilizou nas duas etapas 16.208 testes rápidos. Nas outras 14 cidades da região a realização dos testes estão em andamento desde o dia 17 e devem encerrar no dia 23. Em Ji-Paraná os testes rápidos acontecem apenas nesta segunda-feira e terça-feira.

“Nas 15 cidades a população sintomática tem comparecido aos pontos estabelecidos por cada prefeitura para fazer o exame. Não devemos afrouxar os cuidados protetivos”, declarou a chefe da epidemiologia na 1ª GRS, enfermeira Suzemar Ferreira Moreira.

“A determinação do governador Marcos Rocha é combater a proliferação do novo coronavírus em todo o estado. Para tanto, outros meios de enfrentamento à pandemia estão sendo efetivados vislumbrando a proteção da sociedade”, enfatizou o secretário regional de governo, Everton Esteves.

Dentre os outros mecanismos de enfrentamento, Everton Esteves destacou as recentes entregas de respiradores às prefeituras, ampliação de leitos hospitalares e implantação de mais leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI), decretos que disciplinam o funcionamento do comércio, distanciamento social e outras diretrizes sanitárias.

A 1ª Gerência Regional de Saúde acompanha a realização do teste rápido nos 15 municípios, que são: Ji-Paraná, Presidente Médici, Alvorada do Oeste, Urupá, Mirante da Serra, Nova União, Teixeirópolis, Ouro Preto do Oeste, Vale do Paraíso, Jaru, Governador Jorge Teixeira, Theobroma, Vale do Anari, Machadinho e Costa Marques.

Fonte: Secom - Governo de Rondônia
Publicada em 22 de June de 2020 às 16:26

 

Leia Também

Prefeitura de Porto Velho Prorroga Inscrições para subcomissão técnica de Publicidade

Grupo será responsável pela análise de propostas em licitação para contratação de agência de publicidade

Presidente do TJRO reconhece o esforço de servidores da Central de Processos Eletrônicos

Em reunião na CPE, o desembargador agradeceu o empenho para melhorar os indicadores

CNJ abre consulta pública para contribuições à Política Nacional da Pessoa com Deficiência em Âmbito Judicial

Prazo para envio de sugestões segue até o dia 21 de julho

Inscrições para o 4º Exame Nacional da Magistratura começam nesta quinta, 10 - Saiba como requerer heteroidentificação

Saiba como requerer heteroidentificação

Envie seu Comentário