
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira, 10, um reajuste médio de 0,11% nas tarifas da Energisa Rondônia e novas tarifas começam a valer a partir desta sexta-feira, 13.
A atual situação do preço da energia elétrica no estado de Rondônia foi tema de audiência pública nesta manhã (10).
A sessão foi realizado no plenário da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Durante o debate houve bate-boca do deputado federal Mauro Nazif (PSB) com os diretores da agência e representantes da Energisa. Acusações foram feitas de que a Aneel beneficiava a Empresa Energisa, e o parlamentar foi convidado a sair da reunião.
Essa é a segunda vez no ano que a Empresa Energisa soicita um aumento, mas novamente a Aneel não autorizou.
O deputado estadual Jair Montes (AVANTE) que é relator da CPI da Energisa na ALE/RO, afirma que Rondônia abastece mais de 40 milhões de brasileiros e arca com o passivo socioambiental negativo das usinas hidrelétricas no rio Madeira. “Assim, a energia elétrica no estado de Rondônia é uma das mais caras do Brasil. A tarifa convencional em Rondônia custa R$ 0,618/kWh, ao passo que a tarifa média no Brasil é somente R$ 0,548/kWh”, observou o parlamentar.
O deputado Jair Montes comemorou o não aumento da tarifa elétrica em Rondônia perante a ANEEL e por seguinte a diminuição da tarifa elétrica em 0.78%.
Segundo a Aneel, os índices variam de acordo com o tipo de consumidor. Para quem recebe energia em alta tensão, como as indústrias, por exemplo, a redução será de 0,27%.
Confira:
Fonte: VIA RONDÔNIA
Publicada em 10 de December de 2019 às 10:48