Com o objetivo de otimizar a assistência e tempo das internações por doenças respiratórias em período de estiagem, o Hospital Infantil Cosme e Damião (HICD) aprimorou o fluxo, trabalhando no atendimento contínuo e soluções de tratamentos rápidos, e reduziu a taxa de ocupação em 60% dos leitos. Em agosto de 2023, foram registrados cerca de 82 internações por doenças respiratórias, e no mesmo mês este ano, houve um registro de 26 casos.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a criação de medidas e estratégias para manter o funcionamento da saúde e qualidade de vida da população é fundamental. “O governo tem trabalhado para regularizar o tempo de atendimento, oferecendo um serviço com agilidade e eficiência, focado sempre no bem-estar do cidadão rondoniense”, ressaltou.
A diretora da unidade, Antonieta Machado destacou que, a equipe médica regularizou o tempo de atendimento, realizando o diagnóstico e tratamento mais eficaz; tendo como resultado, a diminuição do tempo de internação. “Foram realizadas orientações aos profissionais para otimizar o atendimento e tempo de internação durante esse período, onde a proliferação de doenças respiratória são maiores.”
O titular da Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), Jefferson Rocha enfatizou que, os profissionais estão empenhados em oferecer um atendimento ágil, atendendo às necessidades dos pacientes. “Estamos realizando visitas durante todos os turnos para acompanhar o fluxo na unidade hospitalar.”
PREVENÇÃO
Segundo a diretora da unidade hospitalar, durante o período de estiagem e a incidência de queimadas; os cuidados devem ser redobrados. “Garantir uma hidratação adequada é fundamental para manter a temperatura corporal estável, e manter os ambientes livres de poeira ajuda a evitar crises de sinusite, bronquite e asma,” explicou.
Fonte: Rondônia
Publicada em 27 de August de 2024 às 09:17