Com o objetivo de integrar e fortalecer as ações de combate à criminalidade na região fronteiriça, o Governo de Rondônia entregou medalhas de honraria e reconhecimento no combate ao crime organizado, para agentes do Estado e país vizinho. A solenidade foi realizada na quinta-feira (28) em Guajará-Mirim, onde foram condecorados 12 policiais rondonienses e três bolivianos.
Segundo o titular da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), Felipe Bernardo Vital, a colaboração das forças de segurança boliviana é crucial na estratégia de combate ao narcotráfico, contrabando de armamentos e interdição do fluxo de mercadorias ilícitas, além da recuperação de veículos furtados ou roubados. O Estado de Rondônia tem uma região fronteiriça, que se estende por 1.342 quilômetros e abrange nove municípios, além de outros 16, situados em uma faixa de 150 quilômetros da fronteira, habitada por aproximadamente 500 mil pessoas”, pontuou.
Coronel Ronald Bernardo Revollo Campos recebendo honraria
O comandante boliviano, coronel Ronald Bernardo Revollo Campos agradeceu a honraria e destacou a importância da cooperação entre as polícias de fronteira. “É uma honra para nós, recebermos este reconhecimento da polícia brasileira, especialmente do Estado de Rondônia; pelo trabalho integrado de combate à criminalidade em nossa fronteira. Agradecemos o empenho do Governo na troca de informações, pois isso fortalece ainda mais a luta contra a criminalidade na região fronteiriça”, enfatizou.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha a parceria tem sido determinante na regulamentação do trânsito de indivíduos, especialmente na recaptura de foragidos. “As ações integradas tem sido fundamentais para enfrentar os desafios presentes, na região de fronteira”, ressaltou.
Fonte: Secom - Rondônia
Publicada em 02 de April de 2024 às 15:30