Instrutores de trânsito reforçam conhecimentos durante Encontro Pedagógico, em Porto Velho

Instrutores de trânsito reforçam conhecimentos durante Encontro Pedagógico, em Porto Velho

Com o objetivo de atualizar os conhecimentos dos instrutores de trânsito e proporcionar ferramentas para uma formação mais eficiente e segura aos futuros condutores, o governo de Rondônia promoveu o 3º Encontro Pedagógico de Instrutores de Trânsito do Estado, reunindo cerca de 150 profissionais de Porto Velho, Candeias do Jamari e Nova Mutum. O encontro aconteceu nos dias 25 e 26 de julho, no auditório do Instituto Federal de Rondônia (Ifro), na Capital.

O evento, realizado pelo Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO), através da Diretoria Técnica de Habilitação (DTH), encerra as capacitações de instrutores planejadas para este ano. Durante o encontro, os instrutores participaram de diversas atividades, como palestras, workshops e dinâmicas de grupo.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a formação de instrutores é uma importante ferramenta na redução do número de sinistros de trânsito. “Ao capacitar os profissionais, estamos investindo no futuro do estado, que formará condutores conscientes e comprometidos na construção de um trânsito de paz”, ressaltou.

PLANEJAMENTO

Um dos temas abordados durante o encontro foi “Planejamento: passo a passo para aulas de direção veicular mais eficientes”, ministrado pelo palestrante Lisiandre Nogueira, que destacou:  “como formadores, enfatizamos sobre a importância de organizar a aula através do planejamento pedagógico. O que acontece muitas vezes é que, os instrutores vão ensinando de forma desalinhada, deixando de traçar objetivos para as aulas. É importante que os alunos saibam o porquê estão estudando determinado conteúdo, dando significado, para que o aprendizado realmente aconteça.”

QUALIDADE E EMPATIA AO ENSINAR

A instrutora Flaviane Noberto Raposo frisou a relevância do curso para lidar com as dificuldades dos alunos. “O curso é muito importante para melhorar as técnicas e conhecimentos na área. Já tenho um certo tempo neste segmento, como instrutora e também diretora do Centro de Formação de Condutores (CFC), e neste encontro, me chamou atenção a relevância de termos empatia com os alunos, futuros motoristas. É necessário saber como lidar com o nervosismo na hora das aulas e avaliações, e ainda, com candidatos portadores de déficit de atenção ou hiperatividade. Agradeço à equipe pedagógica da Diretoria Técnica de Habilitação, que tem nos ajudado a melhorar os índices de aprovação, o que resulta na formação de condutores mais comprometidos com a segurança viária.”

O diretor-geral do Detran-RO, Sandro Rocha enfatizou a importância do evento para melhoria da qualidade do ensino de trânsito em Rondônia. “Os instrutores são peças essenciais no processo de formação de condutores conscientes e responsáveis. Ao investir na capacitação desses profissionais, contribuímos para um trânsito mais seguro para todos.”

 

Com a capacitação dos instrutores, o Departamento Estadual de Trânsito espera que a qualidade do ensino de trânsito seja aprimorada, proporcionando a formação de condutores mais preparados e conscientes. Além disso, o evento contribui para fortalecer a parceria entre o Detran-RO e os CFCs, visando um trânsito mais seguro a todos os rondonienses.

 

Fonte: Rondônia
Publicada em 30 de July de 2024 às 10:09

 

Leia Também

Prefeitura de Porto Velho Prorroga Inscrições para subcomissão técnica de Publicidade

Grupo será responsável pela análise de propostas em licitação para contratação de agência de publicidade

Presidente do TJRO reconhece o esforço de servidores da Central de Processos Eletrônicos

Em reunião na CPE, o desembargador agradeceu o empenho para melhorar os indicadores

CNJ abre consulta pública para contribuições à Política Nacional da Pessoa com Deficiência em Âmbito Judicial

Prazo para envio de sugestões segue até o dia 21 de julho

Inscrições para o 4º Exame Nacional da Magistratura começam nesta quinta, 10 - Saiba como requerer heteroidentificação

Saiba como requerer heteroidentificação

Envie seu Comentário