Inimputável, esfaqueador de Bolsonaro é absolvido e ficará internado

Inimputável, esfaqueador de Bolsonaro é absolvido e ficará internado

O juiz federal Bruno Savino, de Juiz de Fora, decidiu absolver Adélio Bispo de Oliveira em ação penal referente à facada no então candidato à Presidência da República Jair Bolsonaro, em setembro de 2018. O magistrado ainda converteu a prisão preventiva em internação provisória, e manteve Adélio na Penitenciária Federal de Segurança Máxima de Campo Grande (MS). Adélio foi considerado inimputável. Ele permanecerá internado por tempo indeterminado, nos termos da sentença.

“Sendo a inimputabilidade excludente da culpabilidade, a conduta do réu, embora típica e anti jurídica, não pode ser punida por não ser juridicamente reprovável, já que o réu é acometido de doença mental que lhe suprimiu a capacidade de compreender o caráter ilícito do fato e de se determinar de acordo com este conhecimento.”, anotou o magistrado.

O juiz afirma que ‘para a caracterização da inimputabilidade penal, devem estar comprovadas a existência de doença mental ou desenvolvimento mental incompleto, a incapacidade para entender o caráter ilícito do fato ou para determinar-se de acordo com esse entendimento e, por fim, a contemporaneidade entre a conduta e a incapacidade mental’.

Segundo o magistrado, a perícia resultou na conclusão de que Adélio ‘é portador de Transtorno Delirante Persistente; a conduta criminosa foi consequência direta da doença mental ativa e a presença dos sintomas psicóticos o impediram de compreender a antijuridicidade de sua conduta e de se autodeterminar de acordo com aquele conhecimento’.

 

Fonte: Istoé
Publicada em 14 de junho de 2019 às 17:12

 

Leia Também

Everton Leoni, José Augusto e SIC TV apoiam a CPI da ENERGISA

Everton Leoni por diversas vezes com tom enfático cobrou das autoridades o preço abusivo das tarifas de energia

Ponte do Abunã sofre alteração no projeto e fica para 2020

Além de não ser entregue em 2019, ponte do Rio Madeira, em Abuna, terá mais 800 metros de concreto armado, para evitar alagamento da BR

Sexta-feira de temperaturas amenas em todo o Estado de Rondônia

Possibilidades de pancadas de chuvas em todas as regiões do Estado

Estrada do Belmonte começa a desmoronar comprometendo parte da pista

De extrema importância comercial e tributária para Rondônia e sua capital, a Estrada do Belmont vem assustando quem passa pelo local em..

Envie seu Comentário