
O Ministério do Meio Ambiente autorizou o PrevFogo - o Sistema Nacional de Prevenção e Combate aos Incêndios Florestais a fazer a contratação de uma brigada federal para atuar no combate a incêndios e queimadas na região de Porto Velho, Machadinho e Nova Mamoré, onde hoje estão concentradas mais de 50% dos focos de calor detectados pelos radares do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais.
Pela Portaria publicada hoje no Diário Oficial da União serão contratados para Porto Velho Brigadas Federais temporárias com a estrutura de um Brigadista Chefe de Brigada, dois Brigadistas Chefes de Esquadrão e 24 Brigadistas. Para Nova Mamoré e Machadinho serão doze brigadistas, além do brigadista chefe e um chefe de esquadrão. Além de Rondônia, outros 17 estados serão beneficiados com a medida.
A contratação de reforço no combate às queimadas em Rondônia é em decorrência dos inúmeros incêndios florestais em reservas federais, que se acelerou, curiosamente, após o Governo Federal vetar repasses milionários vindos da Alemanha e Noruega para ONGS ambientalistas que atuam na Amazônia. A região de Porto Velho hoje convive há pelo menos um mês com dias cinzentos e nebulosos por causa da fumaça das queimadas.
Fonte: VIA RONDÔNIA
Publicada em 23 de August de 2019 às 08:50