Governo de RO investe em capacitação de agentes para patrulha em ambientes rurais

Governo de RO investe em capacitação de agentes para patrulha em ambientes rurais

Com o objetivo de capacitar agentes da segurança pública a lidar com os desafios das operações em zonas rurais. o governo de Rondônia deu início na segunda-feira (4), em Porto Velho, ao Curso de Patrulhamento em Ambiente Rural, A formação segue até o dia 23 de novembro, e visa preparar os profissionais para situações de alta complexidade que demandam conhecimento técnico e tático especializado.

Com o aumento dos crimes organizados no país, incluindo ações ousadas conhecidas como “Novo Cangaço” e “Domínio de Cidades”, que afetam especialmente regiões do campo, o governo de Rondônia intensificou o investimento na capacitação técnica dos policiais. O curso foca em técnicas específicas de patrulhamento e abordagem em ambientes rurais, o que é essencial para combater delitos que muitas vezes se deslocam das cidades para áreas rurais de difícil acesso.

O curso foca em técnicas específicas de patrulhamento e abordagem em ambientes rurais

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, enfatizou a importância da ação para garantir segurança nas áreas mais remotas do estado. “Sabemos que o crime organizado tem se especializado e avançado para áreas antes pouco afetadas, como o ambiente rural. O estado tem trabalhado para equipar e capacitar os policiais para que possam responder a esses desafios com a técnica e eficiência necessária.”

Segundo o titular da Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), Felipe Vital, o curso integra uma política de formação contínua para os agentes, alinhada com o empenho do governo em combater a criminalidade em todas as regiões do estado. O patrulhamento em ambiente rural exige uma doutrina de segurança que priorize tanto a eficácia quanto a segurança dos profissionais envolvidos. “A especialização é fundamental para evitar que os agentes se exponham a riscos desnecessários. O ambiente rural apresenta desafios próprios, como a localização difícil e a dispersão das áreas de atuação. Com o treinamento adequado, os policiais poderão fazer um trabalho preventivo e combativo, garantindo mais segurança tanto para eles quanto para população”, ressaltou.

SEGURANÇA E EFICIÊNCIA

O curso abrange uma série de disciplinas voltadas para prevenção e repressão de crimes em zonas rurais e visa capacitar os policiais para identificar e aplicar as melhores práticas em cada situação. Além disso, busca conscientizar os agentes sobre a importância da formação continuada, garantindo que Rondônia se mantenha à frente no combate à criminalidade.

Com o objetivo de desenvolver habilidades específicas para atuação em operações rurais, o curso visa capacitar os policiais a avaliar situações e adotarem procedimentos seguros e eficientes, além de preparar o efetivo para responder com eficiência aos crimes de alta complexidade. A formação também funcionará como base para o treinamento de novos agentes, promovendo uma uniformização das práticas e doutrinas no patrulhamento rural.

Com o  Curso de Patrulhamento em Ambiente Rural, Rondônia dá mais um passo importante no fortalecimento de políticas de segurança pública, adaptando-se às novas modalidades de crime e garantindo que, mesmo nas áreas mais afastadas os cidadãos estejam protegidos pela atuação eficiente de um corpo policial bem preparado e comprometido com a segurança de todos.

Fonte: Secom - Rondônia
Publicada em 06 de November de 2024 às 08:33

 

Leia Também

Em Porto Velho/RO, PRF apreende drogas em táxi

Pacotes estavam escondidos no porta-malas do carro

Brasileira é presa nos EUA por deixar filhos no carro durante onda de calor

A polícia foi acionada após testemunhas ouvirem o alarme do carro e verem a criança mais velha tentando sair do veículo

Guardas-civis de Cotia são presos pela morte de adolescente de 17 anos na capital

Segundo boletim de ocorrência, os guardas afirmaram que, ao abordarem dois suspeitos de roubar um veículo no km 19 da rodovia Raposo Tavares, os criminosos bateram o carro em um poste e desceram atirando contra eles e que houve confronto. Os suspeitos, então, teriam continuado a fuga a pé

Adolescente de 15 anos morre ao ser baleada durante roubo de celular

A estudante havia saído de uma adega e voltava para casa acompanhada de uma amiga, de também 15 anos. Elas caminhavam pela rua Estrela Guia quando foram abordadas pelo criminoso que estava em uma motocicleta. O homem teria exigido os celulares das adolescentes

Envie seu Comentário