
A Agência Nacional de Energia Elétrica divulgou um balanço parcial sobre a realização dos trabalhos de uma força tarefa que pretende fiscalizar até o final de 2019, 351 empreendimentos hidrelétricos no País. Em Rondônia, um dos primeiros estados a serem visitados em decorrência de possuir duas grandes usinas geradoras de energia do País, cinco empreendimentos foram visitados: Jirau e Santo Antônio em Porto Velho, Angelo Cassol e Cachoeira Cachimbo Alto (Alta Floresta) e Canaã Energia (Ariquemes).
No processo de fiscalização os fiscais da ANEEL e as agências estaduais conveniadas exigiram dos empreendedores a comprovação da elaboração dos Planos de Segurança de Barragens (PSB) e respectivos Planos de Ação Emergencial (PAE), bem como o protocolo de tais documentos nos órgãos de Defesa Civil municipal. Verificaram ainda, a situação da implantação dos Planos de Contingência Municipal, responsabilidade da Defesa Civil, e que devem ser elaborados com base no PAE da usina.
Pela classificação feita pela Aneel, apenas a de Ariquemes está na categoria de alto potencial de risco e todas as cinco usinas fiscalizadas possuem alto potencial de dano, que compreende aspectos como barragens com grandes reservatórios; existência de pessoas ocupando permanentemente a área a jusante da barragem; área a ser afetada apresenta interesse ambiental relevante ou é protegida e existência de instalações residenciais, comerciais, agrícolas, industriais de infraestrutura e serviços de lazer e turismo na área que seria afetada.
O relatório, no entanto, não apontou qualquer irregularidade na condução dos empreendimentos. Neste semestre outros 177 empreendimentos espalhados pelo País serão vistoriados.
Fonte: VIA RONDÔNIA
Publicada em 30 de July de 2019 às 14:34