Ferramenta digital permite consulta da situação de veículos do transporte escolar e garante segurança dos alunos

Ferramenta digital permite consulta da situação de veículos do transporte escolar e garante segurança dos alunos

Com o objetivo de facilitar o acesso à informação e garantir mais segurança no dia a dia da população, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) disponibiliza na Central de Serviços online uma funcionalidade que permite a qualquer cidadão consultar a situação dos veículos utilizados no transporte escolar no estado. Pais, mães e responsáveis podem verificar diretamente pela internet se o ônibus ou van escolar que transporta seus filhos está devidamente autorizado pelo Detran-RO.

A ferramenta está disponível gratuitamente no portal do Detran-RO, dentro da Central de Serviços, e pode ser acessada por qualquer dispositivo com internet. A iniciativa é parte de um conjunto de soluções tecnológicas desenvolvidas pelo Departamento nos últimos doze meses, com foco em melhorar a experiência do usuário e fortalecer a fiscalização de serviços essenciais, como o transporte escolar.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, os investimentos na digitalização dos processos melhoram o acesso aos serviços públicos. “O governo do estado tem investido na digitalização dos serviços públicos, modernizando o atendimento, além de aproximar a gestão da população, com mais agilidade, segurança e transparência nos processos”, ressaltou.

MODERNIZAÇÃO

O diretor-geral do Detran-RO, Sandro Rocha, salientou que a disponibilização da funcionalidade é parte de um esforço contínuo da Autarquia em modernizar seus canais de atendimento. “Temos nos empenhado para oferecer serviços cada vez mais acessíveis, rápidos e confiáveis. Essa é apenas uma das muitas soluções que estamos implementando com o apoio da tecnologia, sempre pensando no bem-estar do cidadão.”

Na Central de Serviços, basta procurar por Veículos Escolares e digitar a placa do veículo

SEGURANÇA

Ao fazer a consulta, o usuário pode visualizar o documento de autorização escolar, emitido após a vistoria veicular. Entre os dados exibidos estão o número da placa, ano e modelo do veículo, além da data de validade da autorização e a confirmação de que ele está apto a realizar o transporte de estudantes.

Segundo o diretor técnico de veículos do Detran-RO, Esli Ferreira de Oliveira, a certificação eletrônica garante mais tranquilidade às famílias. “Com essa consulta, os pais têm a segurança de saber que o veículo que transporta seus filhos passou por todo o processo de vistoria do Detran e está dentro das exigências legais para circular”, afirmou.

ACESSO À DOCUMENTAÇÃO

Outro ponto importante é a possibilidade de validação adicional. A partir da mesma tela de consulta, o cidadão pode copiar o código verificador e realizar uma checagem do documento original emitido pelo Detran-RO. Isso permite confirmar se o certificado impresso e disposto no vidro dianteiro do veículo confere com o arquivado digitalmente na Central de Serviços.

PASSO A PASSO

  • Acesse https://centralservicos.detran.ro.gov.br de um celular ou computador com internet.
  • Na Central de Serviços, procure por “Veículos Escolares – Consulte aqui”.
  • Digite a placa do veículo escolar.
  • Marque a caixa de verificação (“Não sou um robô”) e siga o desafio simples de segurança chamado hCaptcha (basta clicar nas imagens certas, conforme solicitado).
  • Clique em Consultar.

O sistema exibirá o documento de autorização do veículo, com todos os dados e a validade. Para checagem extra, copie o código verificador, retorne à tela anterior e clique em “Validar Autorização”. Digite novamente a placa e o código. Assim, é possível conferir o documento original emitido após vistoria, e que deve constar no vidro dianteiro do veículo.

Fonte: Secom - Rondônia
Publicada em 08 de July de 2025 às 09:18

 

Leia Também

Prefeitura de Porto Velho Prorroga Inscrições para subcomissão técnica de Publicidade

Grupo será responsável pela análise de propostas em licitação para contratação de agência de publicidade

Presidente do TJRO reconhece o esforço de servidores da Central de Processos Eletrônicos

Em reunião na CPE, o desembargador agradeceu o empenho para melhorar os indicadores

CNJ abre consulta pública para contribuições à Política Nacional da Pessoa com Deficiência em Âmbito Judicial

Prazo para envio de sugestões segue até o dia 21 de julho

Inscrições para o 4º Exame Nacional da Magistratura começam nesta quinta, 10 - Saiba como requerer heteroidentificação

Saiba como requerer heteroidentificação

Envie seu Comentário