O evento teve a presença importante do secretário-geral da Câmara Árabe, Michel Alaby, do presidente da Câmara de Comércio Afro-Brasileira, Rui Mucaje, e sua executiva Fernanda Cândido Baltazar, além do governador Daniel Pereira, prefeito Hildon Chaves, presidente da Fiero, Marcelo Thomé e empresários.
Além do comércio com os países andinos – Bolívia e Peru, abre-se agora novas perspectivas para Rondônia ampliar negócios com as nações ricas e tradicionais do continente africano. Hoje o Estado possui uma relação comercial com estes países em pequena escala, mas a partir de agora a meta é expandir esses mercados oportunizando novos negócios para os empresários.
“É um mercado que Rondônia certamente precisa voltar suas atenções. Somente a Câmara Árabe representa 35 países e um mercado consumidor de 420 milhões de habitantes. Produzimos muito e eles já demostraram interesse em manter relações comerciais com a gente. É uma oportunidade gigantesca para fazer grandes negócios”, disse Júlio Gasparello.
Já o governador Daniel Pereira destacou que Rondônia começa a colher frutos plantados pelo espírito empreendedor de empresários do Estado, ao citar a realização da Rondônia Rural Show. “Foi a partir da Rondônia Rural Show que foi possível chamar a atenção de outras nações. Muitas nações estão querendo vir pra cá atualmente conhecer nosso agronegócio e manter relações comerciais com o Estado”, ressaltou.
O prefeito Hildon Chaves parabenizou Daniel Pereira pelo trabalho à frente do Governo do Estado e o chamou de “grande parceiro” ao se referir ao resgate da dívida histórica que Rondônia possui com a Bolívia, estabelecido pelo Tratado de Petrópolis. “Ao restabelecer o negócio com a Bolívia, através do escoamento dos produtos bolivianos, através do Porto Público da capital, Porto Velho tem sido agraciado com muitos impostos”, disse o prefeito.
DECRETO
Antes do início do seminário, Daniel Pereira assinou o Decreto estadual 23.259/2018, que permitirá a venda de precatórios de maneira mais simplificada e sem burocracia. Segundo o governador, pessoas físicas, empresas e empresários terão maior facilidade em adquirir seus precatórios para quitar suas dívidas.
Daniel ressaltou ainda que a decisão de criar o Decreto foi atendendo a pedido dos próprios empresários. “São os empresários quem geram emprego, renda e tem levado a economia do Estado nas costas. O Decreto vai dar a segurança jurídica e a facilidade necessárias a todos eles continuarem gerando riquezas para Rondônia”, finalizou.
Fonte: Assessoria
Publicada em 16 de October de 2018 às 09:14