Fecomércio e Entidades do setor produtivo se mobilizam contra reajuste no ICMS

Fecomércio e Entidades do setor produtivo se mobilizam contra reajuste no ICMS

A Federação do Comércio de Rondônia (Fecomércio) e diversas entidades ligadas ao setor produtivo do estado se uniram em uma reunião nesta segunda-feira (23) para anunciar sua forte oposição a qualquer reajuste no Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS). Os líderes dessas organizações deixaram claro que estão empenhados em sensibilizar tanto a sociedade quanto o governo sobre os impactos negativos que tal aumento poderia trazer para a economia e o bolso dos rondonienses.

Raniery Araújo Coelho, presidente da Fecomércio, anunciou a criação de um manifesto digital que tem como objetivo esclarecer a séria situação em questão e transmitir ao Executivo a posição unânime da classe produtiva. Este manifesto já começou a ser veiculado nas redes sociais da Fecomércio e convoca a população a assinar e se manifestar em oposição ao reajuste.

De acordo com Raniery, um eventual aumento no ICMS terá um impacto direto no consumidor, uma vez que as empresas serão forçadas a repassar os custos adicionais. Ele destacou ainda que esse aumento prejudicaria a competitividade do comércio local em relação a outros estados, com Rondônia se tornando o segundo maior estado da União em termos de alíquota de ICMS, chegando a 21%.

"O impacto será sentido pela população. As empresas vão sofrer, muitas podem até fechar suas portas, e haverá demissões de funcionários. As empresas de Porto Velho já estão lutando para conquistar clientes, e o governo propõe esse aumento no ICMS, o que torna inviável a venda de nossos produtos aqui em Rondônia. A população precisa entender que isso resultará em aumentos nos preços de itens essenciais, como a cesta básica, combustível, energia e em todas as compras que os clientes fazem", explicou o presidente.

No entanto, Raniery argumenta que o aumento do ICMS não resolverá os problemas financeiros do governo e enfatiza a necessidade de uma reforma administrativa. Ele também questiona a justificativa do aumento, que se baseia em antecipar uma reforma tributária que ainda não saiu do papel.

O manifesto digital criado pela Fecomércio e outras entidades pode ser acessado e assinado nas redes sociais da Fecomércio, e os líderes esperam que a população se una a eles na luta contra o aumento do ICMS em Rondônia.

Fonte: Via Rondônia
Publicada em 24 de October de 2023 às 11:15

 

Leia Também

Deputado Laerte Gomes participa da cerimônia de inauguração da 44ª Exposição Agropecuária de Ji-Paraná

Evento anual destaca as conquistas agrícolas da região e fomenta o debate sobre inovação e práticas sustentáveis

Cirone Deiró diz que pavimentação da Estrada do Calcário atende setor produtivo

Obras de pavimentação asfáltica da rodovia estão sendo executadas pelo DER

Ezequiel Neiva enaltece melhorias na Escola Boa Esperança para ensino na zona rural de Alta Floresta D’Oeste

Unidade educacional recebeu investimentos e se transforma em referência na educação rural

Ribeiro do Sinpol visita Ministério Público e reafirma compromisso com o fortalecimento institucional

A agenda integra uma série de compromissos do deputado voltados à aproximação com instituições

Envie seu Comentário