Exposição de artista renomado internacionalmente inaugura em Vilhena na FCV

Exposição de artista renomado internacionalmente inaugura em Vilhena na FCV

Inaugurou hoje pela manhã na Fundação Cultural de Vilhena (FCV) a exposição “O compadre de Ogum”, do artista plástico baiano internacionalmente reconhecido Carybé. Em parceria com o Sesc (Serviço Social do Comércio), a FCV sediará a mostra das 200 imagens até o dia 31 de outubro, com horário de visitação das 7h às 18h, de segunda à sexta-feira.

As imagens são originais e assinadas pelo pintor. Circulando pelo país já por bastante tempo, a exposição chega em Vilhena após já ter passado por outras 4 cidades em Rondônia. Agendamentos de grupos de estudantes ou interessados podem ser feitos em horários alternativos através do telefone 3322- 5075.

“É um grande prazer ter uma exposição dessa magnitude e qualidade em Vilhena. As imagens retratam o cotidiano da Bahia e mostram, em suas cores vibrantes e traços simples, um pouco da cultura daquele estado, tão entremeada com nossa herança africana”, explica Kátia Valléria, presidente da FCV.

O sincretismo religioso da exposição, mostrando as relações entre os costumes cristãos e as práticas do candomblé, oferecem uma ótima oportunidade para que os vilhenenses conheçam as particularidades desse caldeirão cultural tão fervilhante do recôncavo baiano.

O evento contou também com a presença do capoeirista vilhenense Odair Berlamino, que traz o esporte como tradição familiar e demonstrou aos presentes na exposição o quanto o esporte da capoeira e a religião afro-ganharam força no Brasil.

O ARTISTA - Carybé foi um famoso artista plástico, que entre outros grandes talentos, ficou conhecido internacionalmente como pintor de telas, murais e painéis Argentino de nascimento, Carybé viveu na Bahia até sua morte após se apaixonar pela cultura brasileira e quebrar barreiras de preconceito entre fronteiras, costumes e religião no Brasil.

“O compadre de Ogum” é um capítulo do livro “Os Pastores da Noite”, uma das mais divertidas e movimentadas histórias do escritor também baiano Jorge Amado que versa sobre a convivência entre santos católicos e orixás africanos nas ruas de Salvador.

Fonte: Assessoria
Publicada em 17 de October de 2018 às 08:31

 

Leia Também

 Prefeituras rondonienses recebem FPM com retração de 9% no 2º decêndio do mês

as prefeituras de Rondônia receberam o segundo repasse de novembro do Fundo de Participação dos Municípios (FPM), totalizando o valor bruto de R$ 15.973.726,39.

AROM marca presença na Marcha de Vereadores de Rondônia

Prefeito Hildon Chaves, esteve presente na cerimônia de abertura da “Marcha de Vereadores de Rondônia em Defesa do Legislativo Municipal

MPRO participa de cerimônia de posse da nova diretoria da rede de proteção a crianças e adolescentes em situação de orfandade

Nós enxergamos que as crianças são diferentes e que possuem necessidades específicas.

MPRO participa da eleição do novo presidente do CNPG

Sessão no CNPG

Envie seu Comentário