Estudantes do Colégio Tiradentes de Ariquemes participam de visita guiada na Alero

Estudantes do Colégio Tiradentes de Ariquemes participam de visita guiada na Alero

Um grupo de 23 alunos do Colégio Tiradentes da Polícia Militar de Ariquemes (CTPM III) esteve na Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) nesta sexta-feira (3), para conhecer a estrutura e o funcionamento do Poder Legislativo Estadual. Recebidos pelo secretário legislativo, Carlos Alberto Manvailer, os estudantes passaram pelo Plenário Lúcia Tereza Rodrigues dos Santos, onde realizaram uma mini reunião e foram agraciados com informações no Plenarinho 2.

A visita, conforme explicada pelo sargento Robério Eloi de Souza, faz parte das atividades do grupo. “No CTPM III, temos um projeto chamado Alferes. Então, essa é a Companhia Alferes, que mescla alunos do 7º ano até o 3º ano do ensino médio. Essas atividades extracurriculares fazem parte da programação do projeto”, esclareceu.

A estudante Maria Eduarda Vigilato foi uma das participantes e ficou super atenta às informações prestadas pelo secretário legislativo. Segundo ela, é importante todo esse conhecimento para que os alunos saibam como realmente funciona o Alero.


Visita guiada  (Foto: Rafael Oliveira I Secom ALE/RO)

Da mesma forma, Julia Isabeli Cardoso não perdeu nenhum momento. Com celular, ela fez de registrar espaços e falas e destacou que as viagens fazem parte das iniciativas da Companhia Alferes. “Hoje, saímos cedo de Ariquemes, já visitamos o Batalhão de Operações Especiais, estamos conhecendo o Alero e vamos a tarde encerrar com visita cultural”, afirma.

Palestra

O secretário legislativo Carlos Alberto Manvailer abriu uma palestra dando boas-vindas aos estudantes, professores e equipe pedagógica. Durante a palestra, ele apresentou pontos importantes do processo legislativo, mostrando como funciona a apresentação de projetos, a votação das propostas, o que pode travar a pauta e a importância do Poder Legislativo.

Ao falar sobre a importância do Alero para a sociedade rondoniense, Manvailer afirmou que “se hoje temos um Estado organizado política e administrativamente, desfrutando de uma economia em franco desenvolvimento, foi, é e continuará sendo fundamental a ação da Assembleia Legislativa, sempre cumprindo seu papel constitucional, legiferante e fiscalizador”, destacado em sua apresentação. 

Ao final, ele respondeu aos questionamentos, esclarecendo as dúvidas dos estudantes.

Fonte: ALE/RO
Publicada em 03 de May de 2024 às 16:33

 

Leia Também

“Meu Voto, Meu Poder” nas escolas: Justiça Eleitoral presta atendimento em escolas públicas da capital

Atendimento gratuito nas escolas João Bento e Eduardo Lima e Silva para alistamento eleitoral de jovens a partir de 15 anos.

Vereador Adalto de Bandeirantes visita SEMED para discutir transporte Escolar na Zona Rural da Capital

Encontro abordou a necessidade de manutenção e ampliação da frota de ônibus escolares para garantir acesso à educação nas comunidades afastadas de Porto Velho

Cirone Deiró apoia comemoração dos 37 anos de São Miguel do Guaporé

Deputado assegurou, esse ano, R$ 100 mil para a realização da festa de aniversário do município

Ieda Chaves recomenda a oferta de conexão wi-fi aos usuários do Hospital João Paulo II

Estratégia busca humanizar e otimizar atendimento hospitalar em Porto Velho

Envie seu Comentário