Estudantes da UNIR ganham principal prêmio regional de jornalismo

Estudantes da UNIR ganham principal prêmio regional de jornalismo

O curso de Jornalismo da UNIR inscreveu três trabalhos na edição regional do Expocom e se sagrou vencedor em todas elas, na última quarta-feira (26/06). O evento aconteceu na Universidade Federal do Amazonas, na cidade de Parintins. O Expocom é, atualmente, o principal concurso de produção prática jornalística no Brasil destinado aos estudantes e recém-egressos dos cursos de Comunicação.

Os estudantes Mileide Queiroz e Rauã Araújo venceram com trabalhos desenvolvidos em disciplinas do curso, respectivamente, nas modalidades de Produção de Jornalismo Digital e de Produção Laboratorial em Telejornalismo. Já a recém-formada Maria Victória Silva ganhou com seu trabalho de TCC defendido no ano passado, na categoria de Livro-Reportagem.

Esse não é o primeiro prêmio da jornalista Maria Victória no Expocom Norte, que ganhou como melhor Charge em 2017. A produção deste ano era especial não apenas pela qualidade dos concorrentes, mas também por representar a sua história e a do bairro Cristo Rio, muito estigmatizado na cidade. “O livro-reportagem Dias de Maria. Memórias do Cristo Rei foi feito com o objetivo de dar voz aos moradores do bairro. Eles falaram tão alto que chegamos à Parintins, e vamos representar a região Norte no congresso Nacional. Levo o prêmio para Vilhena com muita alegria e orgulho de ser filha do bairro Cristo Rei”, contou.

Concorrer pela primeira vez a um prêmio e ganhá-lo não é tarefa fácil. O estudante Rauã Araújo vivenciou essa experiência com o telejornal UNIR Notícias e se diz satisfeito pelo reconhecimento do trabalho, principalmente por causa da distância do evento. “Foi muito difícil chegar em Parintins, enfrentamos mutias horas de ônibus, avião e barco”, disse. O olhar agora é para o futuro, para o prêmio nacional, com a esperança não apenas de ganhá-lo, mas de representar bem a região. “O objetivo agora é defender o nosso trabalho, defender a UNIR, defender a Amazônia na etapa nacional, para o todo o Brasil”, completou.

Os vencedores vão competir na etapa final contra os trabalhos premiados das outras regiões do país, no evento nacional que ocorre em setembro, na Universidade Federal do Pará, em Belém. O curso de Jornalismo da UNIR já havia vencido a etapa regional em outras ocasiões, mas em 2019 vai para o Expocom Nacional com chance triplicada.

Para a concluinte do curso, Mileide Queiroz, conseguir essa premiação próximo ao ingresso no mercado de trabalho é importante para o seu currículo profissional. “Isso me dá a sensação de finalizar o curso de Jornalismo com chave de ouro”, comentou. O reconhecimento fez a estudante perceber como eles estão no mesmo nível de ensino das outras faculdades de jornalismo da região e do país, apesar das dificuldades estruturais cotidianas.

Fonte: Tudorondonia.com
Publicada em 01 de July de 2019 às 15:17

 

Leia Também

Indústria cai 0,5% em maio e recua pelo segundo mês seguido

Pesquisa do IBGE aponta efeitos dos juros altos na perda de ritmo

Francesca Albanese apresentará relatório a Conselho da ONU

Dalai Lama contraria China e descarta escolha de sucessor por Pequim

China reiterou que tem de aprovar a reencarnação em ritual secular

Cursos gratuitos são oferecidos pela Escola do Legislativo durante a feira agropecuária de Buritis

A 8ª edição da Expobur será realizada entre os dias 2 e 6 de julho

Envie seu Comentário