Estado compra 11,6 mil quilos de café robusta e impulsiona produção rondoniense

Estado compra 11,6 mil quilos de café robusta e impulsiona produção rondoniense

A produtividade e comercialização do café robusta de Rondônia ganha novo fôlego com a aquisição de 11,6 mil quilos do produto pelo governo estadual. A compra foi efetuada por meio de licitação especial que promove e incentiva a cadeia produtiva do grão, mas que também servirá como exemplo motivador para outros segmentos produtivos rondonienses. O consumo da bebida ocorrerá a partir de 2019 nos órgãos públicos instalados no Palácio Rio Madeira, em Porto Velho.

O anúncio do novo conceito licitatório ocorreu no sábado (15) pelo governador Daniel Pereira durante a realização da Exposição Robusta Rock, encerrada no domingo (16). Durante três dias, 3 mil pessoas visitaram o evento no IG Shopping, em Ji-Paraná. Os visitantes conheceram e degustaram as variedades do café genuinamente rondoniense e tiveram oportunidade de conhecer virtualmente fazendas cafeeiras e o processamento do grão.

“Estou muito satisfeito em me tornar o pioneiro no fornecimento direto de café ao governo estadual. Essa nova modalidade de licitação é o pontapé para novos investimentos produtivos. Vamos entregar o melhor dos melhores cafés produzidos em Rondônia”, disse o vencedor da licitação, o empresário Vando Teixeira, da Cical Indústria e Comércio de Produtos Alimentícios. Esta é a primeira venda volumosa do empresário jiparanaense.

Por força de lei, a aquisição da produção local não pode exceder a 25% do total da necessidade de consumo. “Esse modelo do certame foi apreciado e 

aprovado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE) e poderá ser utilizado em aquisição de vários produtos rondonienses”, explicou o superintendente estadual de licitação, Márcio Gabriel, acrescentando que foram seis meses de estudos para viabilizar o novo padrão de concorrência. “O governo se torna o modelo ideal para impulsionar a cadeia produtiva e os prefeitos devem aderir ao exemplo”, sugere o superintendente.

“É uma porta aberta para os municípios adquirir outros produtos regionais fortalecendo a produtividade e aquecendo a economia. É um conceito legal e que foge das amarrações”, opina o prefeito de Ji-Paraná Marcito Pinto sobre o certame apresentado. Os prefeitos Celio Lang e Cornélio Duarte, respectivamente, de Urupá e de São Miguel do Guaporé, também prestigiaram o Robusta Rock.

Para o governador Daniel Pereira esse estímulo à cadeia cafeeira alavanca a produtividade. “A proposta é desenvolver, crescer. Gostaríamos que o nosso café cruze oceanos e seja consumido na Ásia, especialmente na Coreia, onde a população supera 50 milhões de habitantes”, exemplificou o governador, ao destacar a qualidade dos cafés rondonienses, em especial aos produzidos por indígenas das etnias Suruí, Tupari e Aruá.

A realização do Robusta Rock foi uma iniciativa da Embrapa Rondônia e contou com a parceria do governo estadual por meio da Superintendência Estadual do Desenvolvimento e Infraestrutura (Sedi) e da Secretaria de Estado de Agricultura (Seagri). O objetivo da exposição foi de promover e valorizar os cafés robustas e o uso de tecnologias para obtenção do grão com qualidade e sabor diferenciado.

Só em 2017 o governo estadual, por meio da Seagri e Emater-RO, entregaram 3 milhões e 750 mil mudas de café clonal a produtores da agricultura familiar de 36 cidades como ferramenta incentivadora da produção. Os reflexos são notáveis. Nos últimos três anos consecutivos o café rondoniense vem sendo apreciado na Semana Internacional do Café, em Belo Horizonte (MG).

Ainda no Robusta Rock, o governador Daniel Pereira entregou exemplares do livro “Teixeirão: um estadista a serviço de Rondônia”, de autoria de William Haverly Martins. A publicação é composta por relatos da história oral contadas por pessoas que conviveram e participaram da trajetória do ex-governador Jorge Teixeira e trecho de discurso.

Aos prefeitos, o governador pediu que compartilhem a literatura nos portais das prefeituras e ordenou que os órgãos públicos estaduais também disponibilizem o e-book nas páginas oficiais. “Todo rondoniense precisa conhecer mais a história de Teixeirão”, frisou o governador, ao entregar um exemplar ao comendador Luís Bernardi, pioneiro jiparanaense e que foi amigo pessoal do ex-governador Teixeirão.

As irmãs gêmeas Natiele e Tatiele Aruá também foram agraciadas pelo governador. “Quero registrar esse gesto porque considero o conhecimento um bem precioso”, disse Daniel Pereira, destacando que a estudante Rosângela Cinta Larga foi a primeira colocada no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano ao curso de zootecnia, em Cacoal.

O privilegiado resultado no Enem pela indígena Cinta Larga, segundo o governador Daniel Pereira, também é fruto do esforço do governo estadual. “A garota terminou os estudos e integra a primeira turma regular formada por meio de mediação tecnológica implantado lá, na aldeia onde ela mora”, frisou o governador, provando que é possível promover educação nos quatro cantos de Rondônia.

Fonte: Secom - Governo de Rondônia
Publicada em 17 de December de 2018 às 16:10

 

Leia Também

Fã de tênis, papa poderá usar quadra “secreta” no Vaticano; entenda

O papa Leão XVI afirmou ser um jogador de tênis amador. A quadra de tênis do Vaticano é desconhecida pela maioria das pessoas

Corte Suprema da Argentina encontra material nazista no porão

Caixas com documentos e material de propaganda nazista dos anos 1940 são achadas por acaso em meio aos arquivos da Corte Suprema de Justiça

Hamas anuncia libertação de refém americano nesta segunda (12)

Edan Alexander foi sequestrado durante os ataques de 7 de outubro e é o único refém vivo com dupla cidadania ainda detido em Gaza

SOLIDARIEDADE QUE SALVA: Rondônia, Acre e Amazonas se unem em transplante de órgãos

O governador de Rondônia, Marcos Rocha, ressaltou a importância da união entre os estados.

Envie seu Comentário