
O período de defeso em Rondônia está encerrado, fazendo com que a pesca seja liberada à partir deste sábado em todo o Estado para pescadores, tanto profissionais quanto amadores.
O defeso é a interrupção por tempo determinado da pesca do peixe por conta da necessidade de recomposição das espécies, incluindo a piracema (quando os peixes sobem até a cabeceira dos rios para fazer a desova). O período iniciou no dia 15 de novembro do ano passado.
A determinação é feita pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) que publica através do Diário Oficial do Estado. Vale ressaltar que apesar da liberação, o pirarucu ainda não foi liberado, só a partir do dia 15 de abril.
Enquanto dura o período de defeso famílias ribeirinhas que dependem exclusivamente do pescado, tanto para venda quanto consumo, tinham autorização da Sedam para uma cota de cinco quilos diários para cada família. Já quem vivia do comércio de peixe teve que fechar a sua banca ou lacrar o isopor, pois era proibida. Para esses pescadores, registrados profissionalmente, o Governo Federal pagou um auxílio equivalente a um salário-mínimo.
Fonte: Viarondonia com G1
Publicada em 16 de March de 2019 às 12:18