Encerrado o período do defeso e pesca é liberada em Rondônia

Encerrado o período do defeso e pesca é liberada em Rondônia

O período de defeso em Rondônia está encerrado, fazendo com que a pesca seja liberada à partir deste sábado em todo o Estado para pescadores, tanto profissionais quanto amadores.

O defeso é a interrupção por tempo determinado da pesca do peixe por conta da necessidade de recomposição das espécies, incluindo a piracema (quando os peixes sobem até a cabeceira dos rios para fazer a desova). O período iniciou no dia 15 de novembro do ano passado.

A determinação é feita pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) que publica através do Diário Oficial do Estado. Vale ressaltar que apesar da liberação, o pirarucu ainda não foi liberado, só a partir do dia 15 de abril.

Enquanto dura o período de defeso famílias ribeirinhas que dependem exclusivamente do pescado, tanto para venda quanto consumo, tinham autorização da Sedam para uma cota de cinco quilos diários para cada família. Já quem vivia do comércio de peixe teve que fechar a sua banca ou lacrar o isopor, pois era proibida. Para esses pescadores, registrados profissionalmente, o Governo Federal pagou um auxílio equivalente a um salário-mínimo.

Fonte: Viarondonia com G1
Publicada em 16 de March de 2019 às 12:18

 

Leia Também

MPRO participa de evento do GAEPE-RO voltado à assinatura de compromisso pela Educação em Rondônia por candidatos a prefeitos

Candidatos ao Executivo Municipal assinaram a “Carta de Compromisso pela Educação em Rondônia”, em reunião realizada nesta terça-feira (24/9), pelo Gabinete de Articulação para Efetividade da Política da Educação (GAEPE-RO).

PRO realiza Projeto “Instruir para Proteger” para qualificar Conselheiros Tutelares

Entre diversas temáticas, serão abordadas a “entrega voluntária”, a “mudança de guarda fática” e o “acolhimento funcional”

Cremero divulga plantão de apoio para prerrogativas médicas

O Conselho Regional de Medicina do Estado de Rondônia (Cremero) implantou no último fim de semana o "Plantão Prerrogativas Médicas" para acompanhar os médicos durante a rotina de expediente dos mesmos quando são abordados por entidades fiscalizadoras.

Quase 58 mil pessoas vacinadas contra a Covid e gripe de sexta a domingo

Mais de 23.400 pessoas foram vacinadas com o reforço sazonal contra a Covid-19 e 34.140 pessoas contra a gripe entre a passada sexta-feira e domingo, indicou hoje a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Envie seu Comentário