
O deputado estadual Anderson Pereira (Pros), esteve no último domingo (4), reunido com moradores e produtores rurais de uma associação na Reserva Extrativista Jaci Paraná, na região de Minas Novas, próximo aos distritos de Jacinopólis (Nova Mamoré) e Rio Pardo (Porto Velho), onde cerca de duas mil famílias buscam a regularização fundiária da área, que é ocupada há pelo menos 20 anos.
Na reunião, convocada pela diretoria da associação, foram deliberadas várias pautas com o objetivo de atender as necessidades dos produtores, bem como a situação de uma escola que está desativada, causando prejuízos a cerca de 250 alunos.
Dentre as pautas apresentadas, a mais importante é a regularização parcial da área, que se tornou Reserva Extrativista através de Lei Estadual no ano de 1993. Anderson Pereira garantiu aos produtores e comunidade geral, que através de sua atuação vai buscar uma solução pacífica junto ao Governo do Estado, indicando a revogação parcial da Lei, uma vez que parte da área precisa ser preservada como reserva e a outra parte, já é ocupada por sítios e fazendas com grande riqueza em produção, tornando a região rica e com grande potencial econômico para o Estado.
Segundo Anderson, é justo e necessário que os moradores e produtores da reserva tenham os títulos definitivos de suas terras, para trabalharem, produzirem e conseguirem investimentos, que venham melhorar seus negócios.
Durante a reunião, o deputado garantiu que junto ao jurídico da associação vai fazer levantamento da situação econômica e social de toda a área, para convocar uma audiência pública na Assembleia Legislativa, onde todas as partes envolvidas vão ser convidadas, dentre elas o Governo.
“Como representante do povo no Legislativo, colocamos nosso mandato a inteira disposição para buscarmos uma solução positiva a essas famílias de produtores, vamos encampar nessa luta e dar a comunidade o direito de posse e garantia de trabalho”, disse Anderson Pereira.
Na capital, o parlamentar vai buscar agendar reuniões com o governador Marcos Rocha (PSL), ou representantes, e pautar todas as demandas apresentadas na reunião.
Fonte: Assessoria
Publicada em 06 de August de 2019 às 17:30