Elero inicia curso de Introdução à Atividade de Inteligência

Elero inicia curso de Introdução à Atividade de Inteligência

Teve início, na manhã desta segunda-feira (7), o curso de Introdução à Atividade de Inteligência (CIAI), promovido pela Escola do Legislativo em parceria com a Secretaria de Segurança Institucional da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero). A capacitação segue até sexta-feira (11), com a participação de 36 pessoas ligadas ao setor de segurança pública e institucional de diversos órgãos.

A aula inaugural foi ministrada pelo promotor de justiça Anderson Batista de Oliveira, coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). Em sua exposição, o promotor abordou os desafios atuais no enfrentamento à criminalidade organizada e a importância da atuação integrada entre os órgãos institucionais e os setores de inteligência.

De acordo com o tenente-coronel PM Deivsson Souza Bispo, secretário de Segurança Institucional da Alero, o curso tem como finalidade capacitar servidores e colaboradores para atuar conforme os protocolos técnicos de segurança e inteligência institucional, fortalecendo a prevenção de riscos e a proteção das atividades legislativas.

“O curso tem foco na formação de assessores que possam subsidiar as autoridades na tomada de decisões estratégicas. A inteligência é dividida em ramos e envolve desde a produção de documentos até a coleta de informações em redes sociais. O objetivo é transformar dados em relatórios úteis para decisões que envolvam saúde, segurança, administração pública ou qualquer outro setor de interesse institucional”, explicou Bispo.

Durante a semana, a formação abordará temas como fundamentos da atividade de inteligência, análise de risco, segurança orgânica, contrainteligência, produção de conhecimento, aspectos legais e metodologias de coleta e tratamento de informações. Ao final da programação, na sexta-feira (11), os participantes passarão por uma atividade prática e receberão certificados de conclusão.

O curso reúne uma diversidade de instrutores, com especialistas diferentes a cada dia, e conta com a participação de representantes de todas as forças de segurança – incluindo Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, além de servidores dos gabinetes de segurança dos poderes estaduais e de órgãos federais.

Conforme Natália Brasiliano, diretora adjunta da Elero, a formação faz parte das ações permanentes da Escola do Legislativo e está voltado ao fortalecimento da segurança institucional no âmbito do Poder Legislativo, promovendo atualização técnica, integração interinstitucional e alinhamento às normativas nacionais do setor.

 

Fonte: Secom
Publicada em 08 de July de 2025 às 08:05

 

Leia Também

Prefeitura de Porto Velho Prorroga Inscrições para subcomissão técnica de Publicidade

Grupo será responsável pela análise de propostas em licitação para contratação de agência de publicidade

Presidente do TJRO reconhece o esforço de servidores da Central de Processos Eletrônicos

Em reunião na CPE, o desembargador agradeceu o empenho para melhorar os indicadores

CNJ abre consulta pública para contribuições à Política Nacional da Pessoa com Deficiência em Âmbito Judicial

Prazo para envio de sugestões segue até o dia 21 de julho

Inscrições para o 4º Exame Nacional da Magistratura começam nesta quinta, 10 - Saiba como requerer heteroidentificação

Saiba como requerer heteroidentificação

Envie seu Comentário