Dra. Taíssa solicita revitalização do Museu de Guajará-Mirim

Dra. Taíssa solicita revitalização do Museu de Guajará-Mirim

A deputada Dra. Taíssa (PSC) protocolou uma indicação parlamentar para a revitalização do Museu de Guajará-Mirim. A iniciativa visa preservar a história da antiga Estação da Estrada de Ferro Madeira Mamoré, que desempenhou um papel fundamental na região desde sua inauguração.

A indicação, apresentada com base nas normas vigentes e com objetivo de salvaguardar os direitos e interesses do público em geral, destaca a importância do museu não apenas como um depósito de artefatos ferroviários, mas como um testemunho vivo da trajetória dos operários, ferroviários, soldados da borracha e indígenas que moldaram a história local.

Em resposta, a Secretaria de Estado da Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel) reconhece a solicitação da deputada  Dra. Taíssa, ressaltando a responsabilidade da Jirau Energia na revitalização do Museu, conforme estabelecido nas Medidas Compensatórias. A pasta ciente dos compromissos institucionais para com o patrimônio, enviou um ofício à empresa em questão, solicitando informações atualizadas sobre o andamento do processo de restauração e revitalização do local.

A  parlamentar destaca a importância de unir esforços para preservar a identidade histórica da região e impulsionar o turismo local. “A população aguarda os desdobramentos dessa iniciativa parlamentar, que promete não apenas restaurar um prédio, mas também resgatar e preservar a rica herança cultural de Guajará-Mirim”, expressou a parlamentar.

A deputada enviou um ofício à Jirau Energia, e aguarda respostas sobre a revitalização do Museu de Guajará-Mirim, confiante no compromisso da empresa com o enriquecimento cultural de nossa região.

Fonte: ALE/RO
Publicada em 22 de January de 2024 às 09:47

 

Leia Também

Marcos Rogério lidera intenções de voto para o Governo de Rondônia

Pesquisa divulgada hoje pelo Instituto Survey Vision mostra como estão as intenções de voto para os possíveis pré-candidatos ao Governo

“Meu Voto, Meu Poder” nas escolas: Justiça Eleitoral presta atendimento em escolas públicas da capital

Atendimento gratuito nas escolas João Bento e Eduardo Lima e Silva para alistamento eleitoral de jovens a partir de 15 anos.

Vereador Adalto de Bandeirantes visita SEMED para discutir transporte Escolar na Zona Rural da Capital

Encontro abordou a necessidade de manutenção e ampliação da frota de ônibus escolares para garantir acesso à educação nas comunidades afastadas de Porto Velho

Cirone Deiró apoia comemoração dos 37 anos de São Miguel do Guaporé

Deputado assegurou, esse ano, R$ 100 mil para a realização da festa de aniversário do município

Envie seu Comentário