Diretoria Técnica Legislativa pretende dar celeridade no acesso à informação em Rondônia

Diretoria Técnica Legislativa pretende dar celeridade no acesso à informação em Rondônia

Os atos oficiais, propostas de leis, decretos e normativas do Governo de Rondônia são mediados pela Diretoria Técnica Legislativa (Ditel) com atribuição de ser o vínculo com a Assembleia Legislativa e demais instituições. A gestora pública de carreira da Secretaria Estadual de Planejamento, Orçamento e Gestão (Sepog), Ellen Reis Araújo Trindade, 30 anos, formada em Direito, assumiu a pasta com a missão de desenvolver ações que modernizem os procedimentos internos, de forma que o Poder Executivo e a sociedade sejam beneficiados com a celeridade no acesso à informação.

Ligada à Casa Civil, a Diretoria é formada por 20 profissionais técnicos, das áreas de direito, administração e outros. Todo conteúdo legislativo e atos oficiais passam pela Ditel, como um decreto que o governador deseja sancionar e publicar ou uma proposta de lei relativa a alguma secretaria ou órgão da administração indireta.

A rotina na Ditel é de extrema organização e preocupação com a celeridade dos processos. Com a responsabilidade de ajustar os processos à técnica legislativa, os profissionais da Diretoria realizam a revisão ortográfica e conferem a constitucionalidade do projeto de lei. Após a revisão, o processo é encaminhado à Procuradoria Geral do Estado (PGE), onde um procurador ligado à Ditel dá os pareceres sobre as legalidades dos atos normativos, retorna para a Ditel que faz manifestações necessárias e envia para o governador assinar para publicação. Contando com um assessor parlamentar em atividade direta na Assembleia, as reuniões ordinárias e extraordinárias são acompanhadas e a Ditel recebe atualizações sobre as votações dos projetos de lei e atos.

Dentre as propostas de trabalho para a nova gestão, está o planejamento estratégico, que identificou a identidade organizacional e estabeleceu os objetivos estratégicos da Diretoria, elaborado nos dias 20 e 21 de fevereiro por toda a equipe de técnicos, foi definida a Missão de resguardar e atender ao interesse público por meio da excelência na coordenação da produção e publicidade das normas, cumprindo fielmente as ordenações legais. Visão de ser referência nacional na aplicação de técnicas legislativas e publicidade de atos normativos do Poder Executivo, e Valores como ética, transparência, dedicação, compromisso, humildade e responsabilidade. “Trabalhamos o Poder Executivo, mas o nosso fim maior é servir ao público”, disse a diretora.

Passando por uma reformulação, para valorizar a transparência com a sociedade, o site da Ditel contará com as atualizações de leis e acesso ao banco de dados das normativas das secretarias e setores da administração pública. Para apresentar ou tornar conhecidos os atos normativos do Governo, a nova gestão pretende produzir conteúdo para as redes sociais, com acesso à informação para todos. “Os atos legislativos são de maior competência da Assembleia Legislativa, mas os atos propostos pelo governador, como os decretos autônomos, regulamentais, ou propostas de lei, é interessante que a sociedade tenha esse conhecimento”, explicou Ellen.

Outra proposta de trabalho que começou a ser desenvolvido na nova gestão é o mapeamento de processos, com o levantamento de todas as atividades realizadas pela Diretoria, verificando os erros e permitindo os ajustes necessários para melhorar o fluxo de atividades.

Fonte: Secom - Governo de Rondônia
Publicada em 26 de February de 2019 às 15:57

 

Leia Também

Prefeitura de Porto Velho Prorroga Inscrições para subcomissão técnica de Publicidade

Grupo será responsável pela análise de propostas em licitação para contratação de agência de publicidade

Presidente do TJRO reconhece o esforço de servidores da Central de Processos Eletrônicos

Em reunião na CPE, o desembargador agradeceu o empenho para melhorar os indicadores

CNJ abre consulta pública para contribuições à Política Nacional da Pessoa com Deficiência em Âmbito Judicial

Prazo para envio de sugestões segue até o dia 21 de julho

Inscrições para o 4º Exame Nacional da Magistratura começam nesta quinta, 10 - Saiba como requerer heteroidentificação

Saiba como requerer heteroidentificação

Envie seu Comentário