Nesta segunda-feira (19) é celebrado o Dia Nacional do Ciclista. Com o objetivo de proporcionar segurança e paz no trânsito para esse público, fundamental para a fluidez do trânsito, o governo de Rondônia tem intensificado as ações de educação em todo o estado, através da campanha do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RO) “Respeite Meu Espaço”. A ação foi implementada em 10 cidades do estado, como Porto Velho, Ariquemes, Ji-Paraná, Guajará-Mirim, entre outras.
O uso da bicicleta como meio de transporte promove um deslocamento sustentável e gera benfeitorias ao meio ambiente e à saúde das pessoas. No entanto, a utilização do meio de locomoção demanda mais atenção a todos os envolvidos nas vias. Para isso, a Escola Pública de Trânsito (EPTran), tem trabalhado na educação e conscientização no trânsito, através da campanha “Respeite Meu Espaço”. O projeto iniciado em janeiro deste ano busca paz e segurança aos ciclistas.
Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, o trabalho de educação e conscientização no trânsito realizado pelo governo, com um olhar direcionado aos ciclistas, é de fundamental importância para segurança nas vias do estado. “Nesse sentido, o governo tem investido em iniciativas que reduzam os acidentes e, consequentemente, os números de internações nos hospitais, fortalecendo a segurança para os ciclistas no trânsito”, pontuou.
Quem pedala pelo Espaço Alternativo em Porto Velho, por exemplo, tem percebido os avanços no trânsito. Para a ciclista Elieth Mesquita, o trabalho dos educadores de trânsito na região trouxe mais segurança. “Realmente achei bastante efetivo, porque a atividade otimizou muito o espaço de todo o local. Quero parabenizar o estado por essa ação educativa e colaborativa, que traz uma sensação maior de segurança a nós ciclistas”, destacou.
À frente da Escola Pública de Trânsito, Welton Roney, enfatizou que todo o trabalho de educação e conscientização no trânsito é uma metodologia que traz resultados, e a campanha “Respeite Meu Espaço” trabalha justamente nessa temática.
REDUÇÃO DE SINISTROS
Todo o trabalho de educação contribui, também, para a redução de sinistros envolvendo bicicletas no 1º quadrimestre de 2024, conforme mostra o painel da Coordenadoria de Registro Nacional de Sinistros e Estatísticas de Acidente. Segundo o banco de dados, nos primeiros quatro meses do ano, Rondônia registrou uma redução de quase 6% no número de sinistros envolvendo bicicletas, sendo os meses de janeiro e abril, os responsáveis pela maior taxa de queda.
Segundo o diretor-geral do Detran-RO, Sandro Rocha frisou que, o trabalho de educação no trânsito é fundamental para corrigir as imprudências nas vias. A educação é o caminho para um futuro eficiente e principalmente, consciente.
Fonte: Rondônia
Publicada em 19 de August de 2024 às 14:02