Detran de Rondônia intensifica campanha de orientações no trânsito durante o período de carnaval

Detran de Rondônia intensifica campanha de orientações no trânsito durante o período de carnaval

O carnaval é a festa mais popular do Brasil, formou cultura, atravessou as fronteiras e tornou-se conhecida em todo o mundo. Em Porto Velho, Capital de Rondônia, por exemplo, são 14 dias de carnaval de rua, com desfiles de blocos percorrendo as principais ruas e avenidas da cidade. Pensando na segurança da população e dos foliões, o Departamento Estadual de Trânsito de Rondônia (Detran) tem orientado o cidadão sobre os cuidados no trânsito, com a campanha “A segurança de todos no trânsito é a nossa alegria” – carnaval consciente.

O diretor-geral do Detran, Neil Aldrin Faria Gonzaga, disse que a conscientização para um trânsito seguro é dever de todos e, principalmente, de quem for brincar o carnaval. “Na empolgação da festa a pessoa pode exceder no consumo de bebida alcoólica e, neste caso, é importante que o indivíduo tenha consciência de usar o transporte alternativo ao retornar para casa”, disse destacando que álcool e direção é uma mistura fatal, um binômio que não se harmoniza e, portanto, avesso à vida.

Neste ponto o Detran atua de duas maneiras. A primeira, com campanhas educativas conscientizando a população sobre os riscos envolvidos no trânsito e sobre a importância de se observar e obedecer a legislação, no que se refere ao binômio álcool e direção. A segunda é a repressão, medida que o Detran desenvolve é que considerada também fundamental. “Só são punidos pela Lei Seca os condutores que estão em desacordo com a legislação, diferentemente dos condutores conscientes e legais, que passam pela fiscalização e são liberados para seguirem seus destinos”, ressaltou Neil Gonzaga.

A titular da Diretoria Técnica de Educação de Trânsito (DTET) do Detran, Claudiene Dias da Silva, disse que a campanha “Motorista Camarada”, que é desenvolvida durante ano todo, está sendo intensificada nesse período de carnaval em Porto Velho, que teve início no último dia 22 e vai até o dia 13 de março. Ao todo serão 14 dias de desfile de blocos na Capital de Rondônia e, segundo ela, o Detran estará presente com distribuição de material educativo e com a participação de técnicos do Detran que usará o microfone dos trios elétricos para falar com os foliões sobre os cuidados para um trânsito e uma festa alegre e segura.

A diretora também ressaltou que a população tem apoiado os técnicos do Detran, quando são abordados na entrega do material educativo, “muitas pessoas já foram vitimas de acidentes de trânsito, ou já tiveram um familiar ou um amigo que perderam a vida ou ficaram gravemente feridos e ninguém quer passar por essa situação, esse apoio quando vem do cidadão é fundamental para atingirmos o nosso objetivo”, destacou Claudiene Dias.

Fonte: Secom - Governo de Rondônia
Publicada em 26 de February de 2019 às 16:27

 

Leia Também

Gusttavo Lima tem prisão decretada por ajudar foragidos, diz juíza

O cantor Gusttavo Lima teve prisão decretada nesta segunda-feira (23/9) pela mesma investigação que prendeu Deolane Bezerra

Cremero e Sopero organizam Jornada de Pediatria

O Conselho Regional de Medicina do Estado de Rondônia (Cremero) e a Sociedade de Pediatria de Rondônia (Sopero) realizam no próximo dia 28 de setembro a Jornada de Pediatria em comemoração aos 30 anos da entidade no Estado.

Educação ambiental e plantio de mudas reforçam conscientização ao meio ambiente no Dia da Árvore

A iniciativa reforça a necessidade de promover a conscientização sobre a preservação do meio ambiente

Empresário de Ji-Paraná faz parte da comitiva de Bolsonaro Caixa de entrada

Bruno Scheid é pecuarista e acompanha o ex-presidente em seus compromissos pelo Brasil

Envie seu Comentário