Deputado Pedro Fernandes comemora sanção da Lei de Prevenção e Tratamento do Câncer de Próstata

Deputado Pedro Fernandes comemora sanção da Lei de Prevenção e Tratamento do Câncer de Próstata

O deputado estadual Pedro Fernandes (PRD) celebrou a sanção da Lei nº 5.926/2024, que institui a Política Estadual de Prevenção e Tratamento do Câncer de Próstata, uma iniciativa de sua autoria. Publicada no Diário Oficial em 11 de dezembro de 2024, a lei já está em vigor, representando um marco importante para a saúde pública do estado de Rondônia.
 

“Esta lei reflete nosso compromisso em promover ações concretas para melhorar a saúde da população masculina. O câncer de próstata é um grave problema de saúde pública, e agora, com essa política estadual, daremos passos fundamentais para reduzir a mortalidade e oferecer qualidade de vida aos pacientes. Agradeço ao governador Marcos Rocha por reconhecer a importância do projeto e sancioná-lo,” afirmou Pedro Fernandes.
 

A nova política estadual tem como objetivos diminuir a incidência do câncer de próstata e melhorar a qualidade de vida dos pacientes, por meio de ações como conscientização, diagnóstico precoce, tratamento oportuno e cuidados paliativos. A lei também prevê a realização da Campanha Estadual Novembro Azul, parcerias com universidades e organizações civis, além do incentivo à capacitação de profissionais e à inovação tecnológica no tratamento da doença.  

Pedro Fernandes destacou que, entre as diretrizes da lei, estão o estímulo ao combate ao preconceito relacionado aos exames preventivos, a estruturação de uma rede especializada de atendimento e o incentivo à adoção de novas tecnologias e programas que agilizem o diagnóstico e o tratamento. “Agora é o momento de unir esforços para colocar em prática as diretrizes dessa lei, garantindo que cada homem de Rondônia tenha acesso ao diagnóstico precoce e a um tratamento eficiente”, ressaltou o parlamentar.
 

A lei também estabelece que o Poder Executivo será responsável por regulamentar a aplicação e o monitoramento da política pública. “Seguiremos acompanhando de perto a implementação desta lei, trabalhando para que ela traga resultados reais para a população e contribua significativamente para a saúde pública em Rondônia,” concluiu Pedro Fernandes.
 

Com a sanção da lei, Rondônia reforça seu compromisso com a saúde masculina, estabelecendo uma política abrangente e inovadora para enfrentar o câncer de próstata e salvar vidas.

Fonte: ALE/RO
Publicada em 27 de January de 2025 às 16:19

 

Leia Também

Indicação do deputado Alan Queiroz garante melhorias na estrada que liga União Bandeirantes à BR-364

Obra foi solicitada no final de março e já está concluída pelo DER, beneficiando centenas de produtores rurais da região

Michelle pede que apoiadores façam jejum de 7 dias pela recuperação de Jair Bolsonaro

Serão 7 dias de clamor", afirmou ela, em sua conta no Instagram, que inclui uma mensagem religiosa na mensagem

Após nova cheia do rio Madeira, deputado Alan Queiroz cobra elevação urgente da BR-425 para evitar novo colapso logístico em RO

Parlamentar solicita ao Senado Federal articulação com órgãos nacionais para obras estruturais na rodovia, que voltou a ser afetada por alagamentos causados pelo transbordamento do rio e impactos da UHE Jirau

Bairro Porto Cristo celebra Páscoa com grande festa com presença do vereador Everaldo Fogaça

Evento reuniu cerca de 300 moradores e trouxe alegria às crianças e famílias do bairro

Envie seu Comentário