Deputado Delegado Lucas é eleito presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação

Deputado Delegado Lucas é eleito presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação

O deputado estadual Delegado Lucas (PP) foi eleito, nesta terça-feira (4), o novo presidente da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero). A CCJR é uma das comissões mais importantes da Casa, responsável por analisar a legalidade, constitucionalidade e juridicidade de todos os projetos de lei antes que sejam levados ao plenário para votação.


Para o parlamentar, assumir a presidência da CCJR representa uma grande responsabilidade e um compromisso com a qualidade do processo legislativo. “A comissão tem um papel essencial para garantir que as propostas estejam em conformidade com a Constituição Federal, a Constituição de Rondônia e as leis. Nosso objetivo é manter um trabalho técnico, transparente e que assegure a legalidade de cada matéria que tramita na Assembleia”, afirmou.


A CCJR, composta por sete membros, é o primeiro filtro de avaliação dos projetos apresentados pelos parlamentares, pelo Poder Executivo e por outras entidades com prerrogativa legislativa. 


Segundo o regimento interno da Alero, a comissão ainda examina se as propostas respeitam os princípios constitucionais e se não ferem normas jurídicas em vigor. 
Se um projeto for considerado inconstitucional ou juridicamente inviável, ele pode ser arquivado, evitando a tramitação de matérias que poderiam ser questionadas judicialmente no futuro.


Além disso, a CCJR tem a missão de garantir que as leis aprovadas sejam claras, objetivas e aplicáveis, contribuindo para a segurança jurídica no estado. Como presidente da comissão, o deputado Delegado Lucas afirmou que vai conduzir os trabalhos de análise e relatoria de projetos, promovendo debates técnicos e assegurando que as decisões sejam embasadas na legalidade.


O deputado destacou que pretende dar celeridade à análise das matérias, sem comprometer a qualidade das avaliações. “Vamos trabalhar para que a CCJR continue sendo um espaço de debates qualificados e que as proposições de interesse da população avancem com responsabilidade”, pontuou.


A primeira reunião da CCJR deve acontecer no dia 18 de fevereiro, quando acontece a abertura do ano legislativo 2025. Os encontros ocorrem todas as terças-feiras, às 10h, no Plenarinho 02, na sede da Alero, em Porto Velho.

Fonte: ALE/RO
Publicada em 06 de February de 2025 às 10:00

 

Leia Também

Indicação do deputado Alan Queiroz garante melhorias na estrada que liga União Bandeirantes à BR-364

Obra foi solicitada no final de março e já está concluída pelo DER, beneficiando centenas de produtores rurais da região

Michelle pede que apoiadores façam jejum de 7 dias pela recuperação de Jair Bolsonaro

Serão 7 dias de clamor", afirmou ela, em sua conta no Instagram, que inclui uma mensagem religiosa na mensagem

Após nova cheia do rio Madeira, deputado Alan Queiroz cobra elevação urgente da BR-425 para evitar novo colapso logístico em RO

Parlamentar solicita ao Senado Federal articulação com órgãos nacionais para obras estruturais na rodovia, que voltou a ser afetada por alagamentos causados pelo transbordamento do rio e impactos da UHE Jirau

Bairro Porto Cristo celebra Páscoa com grande festa com presença do vereador Everaldo Fogaça

Evento reuniu cerca de 300 moradores e trouxe alegria às crianças e famílias do bairro

Envie seu Comentário