Outro vídeo feito por servidores de plantão mostra mais um capítulo da triste decadência administrativa do João Paulo, o maior pronto-socorro do hospital. Ratos, dezenas deles foram ´flagrados´ andando por cima dos sacos de lixo próximo à cozinha do hospital.
No vídeo de 41 segundos, uma servidora diz que os ratos estavam passeando entre os pacientes e só depois chegaram à cozinha. Durante a gravação, a servidora chega a se espantar com a entrada súbita de um roedor que entrou rápido na cozinha, deixando todos em alvoroço.
Durante sua narrativa desesperada, a servidora diz o seguinte: “Gente Boa Noite, olha o absurdo que acontece no João Paulo II”.... “Gente, o que esse povo faz que não vota em gente que quer trabalhar?. Pelo amor de Deus, olha... quê que é isso gente? Isso não é brincadeira. Cara fico revoltada”.
O vídeo teria sido gravado na madrugada de sábado e viralizou, chegando aos ouvidos da Secretaria de Estado da Saúde, que no início da manhã de domingo esteve logo cedo no hospital para a tomada de medidas urgentes para evitar novas ocorrências do tipo.
Flagrantes envolvendo ratos no João Paulo II. Uma pequena busca na internet é possível relembrar alguns casos. O último foi em janeiro de 2019, onde um servidor fez um vídeo de 2´33s mostrando ratos na parte externa do hospital próximo a um entulho de restos de obra do pronto-socorro.
A unidade recebe pacientes de todo o estado, estados vizinhos e países como a Bolívia, e conhecido popularmente como “ carniceiro”.
O hospital já foi notícia Nacional por pacientes com fraturas e outros ferimentos internados no lado externo da unidade pegando chuva e sol, outros sem ter outra opção são medicados e atendidos no chão por causa da surperlotação.
hospital e a única unidade de urgência e emergência para casos alta complexidade em Rondônia. E os pacientes agora estão brigando por uma “ espaço”. A presença de roedores dentro do hospital é uma potencial crise na saúde pública, pois ratos são transmissores de várias doenças como a leptospirose.
A saída para essa situação passa pela construção do Heuro – Hospital de Emergência e Urgência de Porto Velho – cujas obras foram paralisadas a mando do Tribunal de Contas por causa de irregularidades. Esse será um dos maiores desafios da administração Marcos Rocha na saúde pública estadual.
Fonte: Via Rondonia
Publicada em 18 de March de 2019 às 16:10