Decisão do TSE tira Braga Netto da eleição do Rio e embaralha pré-campanha de 2024

Decisão do TSE tira Braga Netto da eleição do Rio e embaralha pré-campanha de 2024

A decisão do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) de condenar à inelegibilidade o ex-candidato a vice-presidente Walter Braga Netto (PL) atinge o xadrez eleitoral da disputa pela Prefeitura do Rio de Janeiro em 2024.

Ele era um dos nomes cotados pelo PL para a eleição municipal na capital fluminense, onde o bolsonarismo ostentou força política e elevada votação nos últimos pleitos.

Braga Netto foi condenado junto com Bolsonaro em julgamento na corte eleitoral sobre o uso eleitoral dos festejos do 7 de Setembro de 2022, que foi encerrado na noite desta terça (31). General da reserva, ele foi companheiro de chapa na tentativa de reeleição do ex-mandatário no ano passado e terá que pagar multa de R$ 212 mil.

Neste ano, o militar da reserva se aproximou de deputados bolsonaristas que insuflaram sua campanha. Ele também apareceu no programa de TV do PL-RJ, veiculado em meados deste ano, falando em infraestrutura "para desfrutar de tudo que a cidade maravilhosa tem a oferecer". O partido tem também governador do estado, Cláudio Castro.

Um ativo de uma eventual candidatura seria o histórico de Braga Netto como interventor federal na Segurança Pública do estado em 2018, durante o governo Michel Temer. Ele também foi chefe da Casa Civil e ministro da Defesa na gestão Bolsonaro.

Nas redes sociais, o general da reserva tem se manifestado com frequência, comentando temas como aborto, a violência no Rio e o governo do PT. Ocupa o cargo de "secretário nacional de relações institucionais" do PL.

A tendência do bolsonarismo, porém, era só tomar uma decisão sobre a candidatura no ano que vem.

Os aliados de Bolsonaro devem enfrentar na eleição municipal o atual prefeito, Eduardo Paes (PSD), que se movimenta para concorrer à reeleição com apoio do presidente Lula e do PT.

Também na esquerda, o PSOL decidiu em setembro lançar o deputado federal Tarcísio Motta.

O filho mais velho de Bolsonaro, o senador Flávio (PL), chegou a se colocar como pré-candidato a prefeito neste ano, mas não recebeu aval do pai. Em maio, o ex-presidente disse que precisa do filho "organizando os palanques nos 92 municípios do Rio".

No PL, também passaram a ser cotados para a disputa o senador Carlos Portinho e os deputados federais Alexandre Ramagem e Eduardo Pazuello, este ex-ministro da Saúde no governo passado.

Cláudio Castro já defendeu publicamente o nome de Doutor Luizinho, secretário estadual da Saúde, do PP.

A mobilização pela pré-candidatura de Braga Netto já havia sofrido um baque com investigação da PF sobre a gestão do Gabinete de Intervenção Federal no Rio. Em setembro, foi deflagrada a Operação Perfídia, na qual o general da reserva teve o sigilo telemático quebrado pela Justiça.

Na ocasião, ele disse que os contratos "seguiram absolutamente todos os trâmites legais previstos".

"O legado tangível e intangível da Intervenção Federal recuperou a capacidade operativa, logística e moral dos órgãos de segurança pública", afirmou ele.

O advogado Tarcísio Vieira, defensor da chapa de Bolsonaro e Braga Netto no TSE, disse que irá esperar a publicação do acórdão do julgamento e procurar quais pontos podem ser questionados em algum tipo de recurso.

Questionado se houve surpresa em relação à condenação de Braga Neto, que também foi declarado inelegível, ele afirmou que "todo julgamento a gente recebe com total transparência e respeitabilidade".

"É da questão democrática que assim ocorra. É esperar a publicação do acórdão, verificar se há espaço para recurso. E, se houver recurso, a Constituição prevê essa possibilidade de manuseio", disse.

Fonte: Notícias ao Minuto
Publicada em 01 de November de 2023 às 09:18

 

Leia Também

Deputado Laerte Gomes participa da cerimônia de inauguração da 44ª Exposição Agropecuária de Ji-Paraná

Evento anual destaca as conquistas agrícolas da região e fomenta o debate sobre inovação e práticas sustentáveis

Cirone Deiró diz que pavimentação da Estrada do Calcário atende setor produtivo

Obras de pavimentação asfáltica da rodovia estão sendo executadas pelo DER

Ezequiel Neiva enaltece melhorias na Escola Boa Esperança para ensino na zona rural de Alta Floresta D’Oeste

Unidade educacional recebeu investimentos e se transforma em referência na educação rural

Ribeiro do Sinpol visita Ministério Público e reafirma compromisso com o fortalecimento institucional

A agenda integra uma série de compromissos do deputado voltados à aproximação com instituições

Envie seu Comentário