Controladoria Geral de Rondônia vai contribuir com a elaboração de estratégia de transparência de 23 países

Controladoria Geral de Rondônia vai contribuir com a elaboração de estratégia de transparência de 23 países

A Controladoria Geral do Estado de Rondônia (CGE) vai colaborar com a elaboração de estratégia de transparência e controle de despesas de países da Ásia Central e Europa. Francisco Netto, controlador geral do Estado participa de um evento em Tbilisi, na Geórgia e na ocasião vai participar de grupo de trabalho e reunião plenária com autoridades de 23 países. A Controladoria do Estado representa o Brasil através do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci).

O encontro está sendo realizado entre os dias 29 de outubro e 02 de novembro, e na oportunidade o controlador discute acerca de transparência e das recentes mudanças implementadas na Auditoria Interna, com foco nas normas internacionais, com destaque à transparência e combate a corrupção, item avaliado com nota 10 no estado de Rondônia pelo Ministério Público Federal-MPF e Controladoria Geral da União – CGU.

O convite foi feito pelo Pempal, Conselho Nacional de Controle Interno e teve a iniciativa do Banco Mundial (World Bank Group). A viagem foi realizada sem ônus para o governo, completamente paga pelos organizadores do evento. “Minha explanação e contribuição será sobre as boas práticas e as experiências vivenciadas no cenário brasileiro”, destaca Francisco Netto.

SOBRE O PEMPAL

O Pempal, a Rede de Aprendizagem Assistida por Pares de Gestão de Despesas Públicas,  representa um esforço multilateral para desenvolver capacidades e partilhar experiências de reforma entre os países da Ásia Central e da Europa Central e Oriental. A iniciativa, inicialmente conceituada em 2005 pelo Banco Mundial e pelo Departamento para o Desenvolvimento Internacional do Reino Unido, responde à preocupação de que muitos governos não estão gastando seus recursos da forma mais eficaz e transparente possível e que os controles institucionais sobre gastos públicos têm espaço para melhorias. O Pempal é, assim, concebido para apoiar o reforço da capacidade interna nas despesas públicas e na gestão financeira, para desempenhar um papel catalisador na ampliação da ajuda e para reforçar as instituições e políticas.

A Comunidade de Práticas de Auditoria Interna do Pempal (IACOP) organiza sua reunião do Grupo de Trabalho de Controle Interno (ICWG) de 29 a 30 de outubro de 2018 e a reunião plenária de 31 de outubro a 2 de novembro de 2018 em Tbilisi, Geórgia, com os objetivos de compreender o ambiente de controle e a aplicação dos princípios do COSO relacionados no contexto do setor público; identificar interligações com outros princípios do COSO e as três linhas de modelo de defesa e compartilhar boas práticas e ferramentas práticas para estabelecer um ambiente de controle interno sólido em uma organização orçamentária.

Fonte: Secom
Publicada em 29 de October de 2018 às 16:08

 

Leia Também

Emendas PIX: municípios têm até amanhã para enviar informações à CGU

A Controladoria Geral da União (CGU) emitiu um ofício para alguns gestores municipais visando assegurar a transparência e o correto acompanhamento das emendas especiais, conhecidas como emendas “PIX”, transferidas aos Municípios.

Regularização fundiária rural é impulsionada pelo Governo de RO com a disponibilização de servidores

Governo do estado colocou à disposição do Incra em Rondônia, 68 servidores para fazer regularização fundiária rural

Nota de Esclarecimento - Instituto de Pesquisa Brasil Dados

O Instituto Brasil Dados, empresa com 20 anos de atuação no ramo de pesquisa eleitoral em Rondônia, vem a público esclarecer informações divulgadas na manhã desta quarta-feira (18) pelo site Fronteira 364, envolvendo seu representante, Frank Almeida, e o candidato a prefeito Affonso Cândido de Ji-Paraná.

R$ 2,5 milhões destinados ao Programa de Aquisição de Alimentos beneficiam aproximadamente 300 produtores indígenas, em Rondônia

Programa irá beneficiar aproximadamente 300 produtores rurais indígenas e de povos tradicionais com a aquisição de alimentos em comunidades do estado

Envie seu Comentário