Conselheiro do Tribunal de Contas de Rondônia é preso em operação contra corrupção

Conselheiro do Tribunal de Contas de Rondônia é preso em operação contra corrupção

Operação Fraus desencadeada pelo Ministério Público e Tribunal de Contas resulta na prisão de Erivan Oliveira da Silva e afastamento de funcionários públicos.

Na manhã desta quarta-feira (3), o Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO) foi alvo de uma operação conjunta do Ministério Público de Rondônia (MPRO) e do próprio TCE, que resultou na prisão do conselheiro substituto Erivan Oliveira da Silva. A Operação Fraus visava desmantelar um complexo esquema de corrupção que vinha operando dentro do tribunal.

Erivan Oliveira da Silva foi detido em sua residência, em Porto Velho, por determinação do juízo da 4ª Vara Criminal da Comarca local. Além da prisão, ele foi afastado de suas funções pelo mesmo mandado judicial, bem como após decisão da Corregedoria Geral do TCE-RO.

A investigação, iniciada em 2022 pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), teve como base uma denúncia da Corregedoria-Geral do TCE, que apontava indícios de crimes como peculato, concussão, associação criminosa e lavagem de dinheiro. Esses indícios surgiram durante uma investigação de infrações disciplinares supostamente cometidas por servidores do quadro administrativo.

Durante as diligências da Operação Fraus, foram cumpridos 11 mandados de busca e apreensão, além de outras medidas cautelares, incluindo ordens de monitoramento eletrônico, proibição de contato com testemunhas e acesso a órgãos públicos, e medidas assecuratórias de bens, totalizando mais de R$ 9 milhões em valores bloqueados.

Os mandados foram executados

simultaneamente em Porto Velho e Rio Branco, envolvendo um total de 67 pessoas, entre promotores de justiça, delegados, agentes de polícia, auditores do TCERO e servidores do MPRO, TCERO e Ministério Público do Estado do Acre (MPAC).

A Operação Fraus representa um duro golpe contra a corrupção e reafirma o compromisso das instituições em defender a integridade e a transparência no serviço público. O Tribunal de Contas acompanhará de perto os desdobramentos da investigação para tomar as medidas necessárias quanto à conduta dos envolvidos.

Fonte: Via Rondônia
Publicada em 03 de April de 2024 às 10:56

 

Leia Também

“Meu Voto, Meu Poder” nas escolas: Justiça Eleitoral presta atendimento em escolas públicas da capital

Atendimento gratuito nas escolas João Bento e Eduardo Lima e Silva para alistamento eleitoral de jovens a partir de 15 anos.

Vereador Adalto de Bandeirantes visita SEMED para discutir transporte Escolar na Zona Rural da Capital

Encontro abordou a necessidade de manutenção e ampliação da frota de ônibus escolares para garantir acesso à educação nas comunidades afastadas de Porto Velho

Cirone Deiró apoia comemoração dos 37 anos de São Miguel do Guaporé

Deputado assegurou, esse ano, R$ 100 mil para a realização da festa de aniversário do município

Ieda Chaves recomenda a oferta de conexão wi-fi aos usuários do Hospital João Paulo II

Estratégia busca humanizar e otimizar atendimento hospitalar em Porto Velho

Envie seu Comentário