A prefeitura do município de Machadinho D’Oeste vem a público esclarecer que, com a saída dos médicos Cubanos do Brasil, e consequentemente de Machadinho D’Oeste alguns esclarecimentos serão dados à população.
Como já é de conhecimento de todos, o Governo de Cuba, na data de 14 de novembro de 2018, em uma declaração do Ministério de Saúde Pública de Cuba, anunciou a decisão de interromper sua participação no Programa Mais Médicos, que se dava por meio de Termo de Cooperação Técnica com a Organização Pan-Americana de Saúde – OPAS.
Por meio da Secretaria Municipal de Saúde, a prefeitura de Machadinho D’Oeste, o poder executivo deste município já foi avisado de que o Ministério da Saúde, publicou o Edital nº 18, de 19 de novembro de 2018, para a adesão de médicos ao programa de provisão de médicos do Ministério da Saúde - Projeto mais médicos para o Brasil.
Este Edital tem por objeto realizar chamamento público de médicos formados em instituições de educação superior brasileiras ou com diploma revalidado no Brasil, nos termos do art. 13, §1º, inciso I da Lei nº 12.871, de 22 de outubro de 2013, e do art. 18, §1º, inciso I, da Portaria Interministerial nº 1.369/MS/MEC, de 8 de julho de 2013.
Previsão para que os novos médicos se apresentem ao município até o dia 03 de dezembro, com isso, esclarecemos que aguardaremos a chegada de novos médicos enviados pelo Ministério da Saúde, para manter a atenção na Saúde pública de nosso município e que os serviços ambulatoriais estarão temporariamente suspensos, atendendo somente urgências e emergências.
Leomar Patrício – Prefeito.
Fernanda Marroco – Secretária Municipal de Saúde.
Machadinho D’Oeste, 20 de novembro de 2018
Fonte: Mateus Andrade
Publicada em 20 de November de 2018 às 15:59