Comissão vai analisar PEC que mantém direito político de quem cumpre pena alternativa

Comissão vai analisar PEC que mantém direito político de quem cumpre pena alternativa

Foi lido na quinta-feira (27) em Plenário, pelo deputado Coronel Chrisóstomo (PSL-RO), ato do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, que determina a criação de comissão especialpara analisar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 453/18. O texto determina que a perda ou suspensão de direitos políticos ocasionada por condenação transitada em julgadonão será aplicada caso o sentenciado tenha sua pena substituída por penas restritivas de direito.

O objetivo da proposta é adaptar a interpretação das normas em razão da eventual aplicação de penas alternativas, que foram introduzidas no Código Penal (Decreto-Lei 2.848/90) em 1998, dez anos após a promulgação da Constituição.

A Constituição veda a cassação de direitos políticos, mas prevê a perda ou suspensão, além da hipótese de condenação criminal transitada em julgado, nos casos de cancelamento da naturalização por sentença transitada em julgado; incapacidade civil absoluta; recusa de cumprir obrigação a todos imposta ou prestação alternativa; e improbidade administrativa.

A proposta, da deputada Clarissa Garotinho (Pros-RJ), teve a admissibilidade aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça em 27 de junho. 

A comissão especial terá 34 titulares e 34 suplentes. Agora, cabe aos líderes a indicação dos integrantes para que a instalação do colegiado.

Fonte: Agência Câmara Notícias
Publicada em 28 de June de 2019 às 09:00

 

Leia Também

Adalto de Bandeirantes e secretário adjunto discutem soluções para substituir os ônibus escolares incendiado nos Distritos

Visita técnica aborda recuperação de ônibus incendiados em União Bandeirantes

Deputada Gislaine Lebrinha destaca aquisição de duas retroescavadeiras para reforçar agricultura familiar em Alvorada do Oeste

A iniciativa atendeu a uma solicitação do prefeito Jair Luiz (PP), que celebrou a conquista como um marco para o município

Prefeito de Porto Velho prestigia posse do novo corregedor geral do Ministério Público de Rondônia

Evento aconteceu na manhã desta segunda-feira (20), no auditório do MPRO

Deputado Jean Mendonça investe em capacitação profissional

Liberação de recursos garante geração de renda para mulheres em Ariquemes

Envie seu Comentário