A Comissão de Defesa da Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (CDCAMI) se reuniu na tarde desta terça-feira (20), no plenarinho 1, para discutir projetos que tramitam na Comissão. Os deputados Alex Silva (PRB), presidente, Anderson Pereira (Pros), Alex Redano (PRB), Edson Martins (MDB) e Dr. Neidson (PMN), participaram da reunião.
Dr. Neidson aproveitou para informar que o Centro Humanitário de Apoio à Mulher do Estado de Rondônia (Chameron) está sendo instalado na antiga sede da Assembleia Legislativa, onde passará a funcionar ao lado, em breve, a Delegacia Especializada da Mulher (Deam). "Ainda está sendo instalado, mas já tem sido procurado o serviço, pois muitas mulheres que participam dos cursos da Escola do Legislativo, que funciona no mesmo prédio, buscam apoio, buscam informações ou indicam para familiares ou amigas", disse Neidson.
Crianças
Alex Silva propôs a realização de uma audiência pública para tratar da violência contra crianças, na Assembleia Legislativa. "Infelizmente, tem crescido muito o número de crianças vítimas de violência física e sexual. A data prevista é o dia 4 de outubro próximo e espero contar com a presença da sociedade. Uma mulher violentada, espancada, apesar da gravidade do crime, ainda consegue discernir que foi vítima de uma violência. Já uma criança vítima de agressão ou de abuso sexual, sequer tem a noção de que foi vítima de um crime. Esse tema merece a atenção das famílias e de toda a sociedade, que precisa criar uma frente de combate, de enfretamento a essa violência".
Tarilândia
A secretária municipal de Assistência Social de Jaru, Estela de Almeida, deverá ser convocada para comparecer à Comissão para esclarecer os motivos que levaram a Prefeitura a fechar o Conselho Tutelar no distrito de Tarilândia. "Além disso, fizemos uma reunião aqui na Comissão para tratar do caso, e as conselheiras presentes à reunião teriam sofrido perseguição e retaliações. Ninguém da prefeitura, mesmo convidados, apareceu. É uma acusação séria, grave e vamos apurar esse caso", anunciou.
Alex Silva ventilou ainda a necessidade de se fazer uma visita ao município, para verificar a situação de perto. Anderson Pereira lembrou que os conselheiros tutelares são eleitos pela comunidade. "Infelizmente, se isso for confirmado, a retaliação aos conselheiros, não podemos aceitar. Vamos chamar os responsáveis para que esclareçam os fatos", disse Anderson.
Quebrando o Silêncio
Alex Redano aproveitou para anunciar que, no próximo sábado (24), vai ser realizada uma grande ação, promovida pela Igreja Adventista do Sétimo Dia, tendo como tema "Quebrando o Silêncio", visando alertar para a violência contra a mulher. "O evento ocorrerá na manhã deste sábado, em várias cidades do país, chamando a atenção para a violência contra a mulher", completou Redano.
Projeto
O deputado Edson Martins apresentou o relatório favorável ao projeto de lei 135/19, de autoria do deputado Adelino Follador (DEM), que dispõe sobre a criação da Semana Estadual de atenção e Combate ao Abandono de Incapaz no Estado de Rondônia. A matéria foi aprovada na Comissão.
Fonte: Decom-ALE-RO
Publicada em 20 de August de 2019 às 17:35