Comissão de Agropecuária e Política Rural debate crise no Assentamento Dois Amigos

Comissão de Agropecuária e Política Rural debate crise no Assentamento Dois Amigos

A Comissão de Agropecuária e Política Rural da Assembleia Legislativa, composta pelos deputados Lazinho da Fetagro (PT), Ribamar Araújo (PR), Adelino Follador (DEM) debateu na manhã desta quarta-feira (7) a situação do Assentamento Dois Amigos localizado na linha 29-a, 45 km de Nova dimensão e 30 km de União Bandeirantes.

Os membros do assentamento, Lauro, Marcos Carvalho e Reginaldo Oliveira apontaram que constantemente estão sendo ameaçados para deixarem a região. “Vivemos e tiramos o nosso sustento daquela área e vivemos na insegurança e com medo, até as mulheres, crianças e idosos estão sendo ameaçados. Nunca recebemos uma ordem de despejo e eles querem fazer uma reintegração de terra da forma que acham melhor, não conforme a lei”, diz Marcos.

Lauro aponta que eles buscam apoio das autoridades locais para continuarem na área, tendo em vista que já cuidam do local e cultivam parte dos seus alimentos naquela terra. “Temos plantações e criamos animais de pequeno porte para garantir nosso sustento. Até os moradores de áreas legalizadas estão sendo ameaçadas”, expõe.

Representando a Secretaria de Estado da Segurança Pública, Defesa e Cidadania (Sesdec), o comandante da Polícia Militar, coronel Mauro Ronaldo Flores Corrêa, explicou que as rondas foram intensificadas e que a parte de inteligência vem realizando um trabalho minucioso, mas que não pode ser divulgado.

Segundo Maria Petrolina Neto, integrante da coordenação da Pastoral da Terra de Rondônia, a violência que atingem o assentamento Dois Amigos é muito preocupante e precisa de providências definitivas, entre elas uma ação de busca e apreensão de armas ilegais. “O padre Dutra, da Paróquia de Nova Dimensão nós procurou e relatou sua preocupação com os moradores da região e pediu a união de todos para a solução desse impasse, antes que ocorra uma tragédia maior”, disse Maria Petrolina.

O deputado Lazinho lamentou a ausência do secretário de Segurança para prestar os esclarecimentos a respeito das ações que estão sendo realizadas, para finalizar esse conflito e apontou que por ser um assunto delicado, convidará novamente o secretário para uma reunião fechada na próxima terça-feira (13). “Acredito que a polícia não possa divulgar o que está sendo investigado, dessa forma vamos tentar novamente contato com os representantes da segurança pública de Rondônia, para que eles nos deem ao menos um resumo das ações”, finaliza.

Fonte: Laila Moraes
Publicada em 07 de November de 2018 às 14:11

 

Leia Também

Indústria cai 0,5% em maio e recua pelo segundo mês seguido

Pesquisa do IBGE aponta efeitos dos juros altos na perda de ritmo

Francesca Albanese apresentará relatório a Conselho da ONU

Dalai Lama contraria China e descarta escolha de sucessor por Pequim

China reiterou que tem de aprovar a reencarnação em ritual secular

Cursos gratuitos são oferecidos pela Escola do Legislativo durante a feira agropecuária de Buritis

A 8ª edição da Expobur será realizada entre os dias 2 e 6 de julho

Envie seu Comentário