Presidida pelo deputado Cirone Deiró (Podemos) e com a presença dos membros efetivos Lazinho da Fetagro (PT), Chiquinho da Emater (PSB) e Adelino Follador (DEM), a Comissão de Agropecuária e Política Rural, da Assembleia Legislativa se reuniu na manhã dessa quarta-feira (21), onde realizou a décima primeira sessão ordinária da comissão,
O presidente fez a leitura do oficio-circular n° 51/2019 da Secretaria de Agricultura que solicita nome de dois parlamentares para compor o Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável e das Câmaras Setoriais vinculados ao CEDRS, entre elas agrologia, agroextrativismo, aves, suínos, cacau, café, entre outros. Após votação foram escolhidos os deputados Cirone Deiró e o deputado Chiquinho para representar a Assembleia Legislativa.
A Comissão deu parecer favorável ao Projeto de Resolução 035/19, de autoria dos deputados Lazinho da Fetagro e Cirone Deiró, que dispõe sobre a criação da Frente Parlamentar do Cooperativismo, com o objetivo de criar espaços de debate para a construção e implementação do Programa Estadual de Cooperativismo, ampliar os dispositivos legais e apresentar propostas para o Poder Executivo no âmbito das diversas secretarias.
O relator, deputado Chiquinho da Emater defendeu a criação da Frente Parlamentar e destacou a importância de desenvolver a agricultura familiar através do cooperativismo. O projeto também obteve parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ), e agora segue ao plenário das deliberações para apreciação e votação.
Fonte: Decom-ALE-RO
Publicada em 23 de August de 2019 às 14:13