Cláudia de Jesus propõe isenção de IPVA para pessoas com deficiência auditiva e visão monocular

Cláudia de Jesus propõe isenção de IPVA para pessoas com deficiência auditiva e visão monocular

Propostas visam ampliar os direitos de acessibilidade e inclusão social.


A deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) apresentou duas importantes indicações à Secretaria de Estado de Finanças (Sefin) e ao Departamento Estadual de Trânsito (Detran), com o objetivo de promover a isenção do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para pessoas com deficiência auditiva e visão monocular. As medidas buscam incluir esses grupos no rol de beneficiários já isentos do imposto, contribuindo para a igualdade de oportunidades e mobilidade.

As propostas são fundamentadas em legislações federais, como a Lei nº 14.768/2023, que estabelece critérios para a definição de deficiência auditiva, e a Lei nº 14.126/2021, que classifica a visão monocular como deficiência visual. De acordo com a deputada, essas alterações são essenciais para garantir a inclusão social e cidadania dessas pessoas.

"Estamos promovendo a dignidade da pessoa humana, assegurando que pessoas com deficiência auditiva e visão monocular tenham seus direitos respeitados. É uma questão de justiça e acessibilidade", destacou Cláudia de Jesus. A medida já foi implementada em outros estados e tem como objetivo assegurar o direito ao transporte.

Fonte: Assessoria
Publicada em 26 de September de 2024 às 09:44

 

Leia Também

Governo de RO fortalece infraestrutura educacional com reformas e novos espaços em escolas de Ji-Paraná

Foram construídos com recurso próprio do governo, um bloco com 10 salas de aula; um bloco administrativo; um pátio coberto; um refeitório novo; e realizada a reforma-geral da escola

PRF apreende quase 60kg de cocaína em Ji-Paraná

Droga estava escondida no semirreboque de um veículo de carga

Trabalho e compromisso: ações do deputado Alan Queiroz nos primeiros meses do ano reforçam o contínuo trabalho voltado à população

O parlamentar atua para garantir melhor qualidade de vida para todos.

Laerte Gomes e governador Marcos Rocha entregam Escola 13 de Maio com novas instalações em Ji-Paraná

Cerimônia contou também com a presença do prefeito Affonso Cândido, deputada Cláudia de Jesus, demais autoridades locais, equipe pedagógica, pais e alunos

Envie seu Comentário