Cláudia de Jesus defende avanços nas políticas de acesso a medicamentos em Rondônia

Cláudia de Jesus defende avanços nas políticas de acesso a medicamentos em Rondônia

Na audiência pública sobre "assistência farmacêutica no Sistema Único de Saúde (SUS)", a deputada estadual Cláudia de Jesus (PT) disse que é preciso avançar com programas e políticas públicas de acesso a medicamentos para todos os rondonienses. A parlamentar liderou o debate junto com o Conselho Regional de Farmácia estadual (CRF). O evento ocorreu na tarde desta segunda-feira, 15, no Auditório “Deputado Amizael Gomes da Silva”, na sede do Poder Legislativo em Porto Velho.

"A vida de muitos pacientes depende de medicamentos essenciais e prioritários. E nós enquanto gestores, parlamentares, movimentos sociais precisamos atuar para assegurar a democratização desses serviços na rede pública. Existem muitas particularidades que precisamos debater para avançar nas políticas públicas para o setor farmacêutico", declarou a deputada.

A audiência contou com a organização do Instituto Escola Nacional dos Farmacêuticos (ENFar), da Fundação Oswaldo Cruz (FiocruzO), do Conselho Nacional de Saúde (CNS), da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) e a Federação Nacional dos Farmacêuticos (Fenafar). Entre as deliberações propostas estão: realização da Conferência Estadual de Assistência Farmacêutica, criação do Plano Estadual de Assistência Farmacêutica, implementação de um sistema estadual de distribuição, controle e fiscalização de medicamentos, apresentação de propostas legislativas para de qualificação dos profissionais do setor e criação de um grupo de trabalho para acompanhar o tema na esfera pública.

Fonte: ALE/RO
Publicada em 17 de April de 2024 às 09:12

 

Leia Também

Marcos Rogério lidera intenções de voto para o Governo de Rondônia

Pesquisa divulgada hoje pelo Instituto Survey Vision mostra como estão as intenções de voto para os possíveis pré-candidatos ao Governo

“Meu Voto, Meu Poder” nas escolas: Justiça Eleitoral presta atendimento em escolas públicas da capital

Atendimento gratuito nas escolas João Bento e Eduardo Lima e Silva para alistamento eleitoral de jovens a partir de 15 anos.

Vereador Adalto de Bandeirantes visita SEMED para discutir transporte Escolar na Zona Rural da Capital

Encontro abordou a necessidade de manutenção e ampliação da frota de ônibus escolares para garantir acesso à educação nas comunidades afastadas de Porto Velho

Cirone Deiró apoia comemoração dos 37 anos de São Miguel do Guaporé

Deputado assegurou, esse ano, R$ 100 mil para a realização da festa de aniversário do município

Envie seu Comentário