
Com a participação dos municípios que integram a região da Indicação Geográfica Cafés Matas de Rondônia, Cacoal sediou a 2ª Festa do Café nos dias 30 e 31 de agosto. Além da culinária com diferentes pratos à base de café, feira de artesanatos, apresentações culturais e o concurso da rainha, a Festa do Café trouxe uma vasta programação de palestras aos cafeicultores rondonienses.
Destaque para o representante da Agência para o Desenvolvimento da Indústria no Brasil-ABDI, o analista de produtividade e inovação, Antonio Tafuri, que detalhou, aos cafeicultores a importância em ter a origem e procedência do produto. Segundo ele, essa é uma conquista que oferece aos consumidores um produto diferenciado em todos os aspectos. “Por essas características, e pelo compromisso dos agricultores com a qualidade do produto, o consumidor receberá um produto de maior valor agregado”, destacou o técnico.
Para o deputado Cirone Deiró, presidente da comissão de agricultura da Assembleia, a cafeicultura de Rondônia avança em qualidade e produtividade e a indicação geográfica trouxe um importante componente na valorização da produção. “Estamos trabalhando no sentido de cada vez mais valorizar essa atividade econômica que tem forte relação com a colonização do nosso estado”, disse.
Projeto concede o título de Capital do Café ao município
Cirone também anunciou a aprovação do projeto que outorga o título de Capital do Café ao município de Cacoal, além da inclusão da Festa do Café no calendário cultural do estado de Rondônia. Segundo o parlamentar, as iniciativas buscam colocar em evidência a cultura do café do estado de Rondônia e vai contribuiu para a valorização dos cafeicultores. “Cacoal sempre foi reconhecida com a região do café, agora, oficializamos essa condição, somos a Capital do Café”, afirmou.
O deputado Cirone destacou ainda o esforço da prefeita Glaucione para a retomada da cafeicultura rondoniense. Ele recordou que foi uma emenda da então deputada Glaucione que possibilitou ao governo comprar as primeiras mudas de café para distribuir aos agricultores que desejam retomar a atividade. “Hoje, colhemos fruto desse trabalho que trouxe de volta essa importante atividade econômica para Cacoal e todo o estado de Rondônia”, disse.
Título da rainha do café
As representantes dos municípios da Indicação Geográfica do Café concorreram ao título de rainha do café. A grande vencedora foi a jovem, Ana Carolina, do município de Castanheiras. Ana Beatriz de Cacoal, conquistou o título de 1ª. princesa, e a jovem Bianca, representando o município de Alta Floresta ficou com o título de 2ª. princesa.
Na avaliação do deputado Cirone Deiró a Festa do Café celebra o sucesso da cafeicultura rondoniense e homenageia os cafeicultores e suas famílias. “Este grande evento colocou todos os municípios da Indicação Geográfica do Café em destaque. Já começamos a trabalhar na realização da próxima edição da 3ª Festa do Café”, concluiu.
Cirone agradeceu a presença e a parceria do presidente da Assembleia Legislativa, deputado Laerte Gomes, do senador Marcos Rogério. Segundo ele, o setor produtivo, especialmente a agricultura precisa da conjugação de esforços de toda a classe política em defesa e fortalecimento do setor.
Fonte: Assessoria
Publicada em 02 de September de 2019 às 12:00